Publicado/atualizado: setembro/2024
Dra Denise Bousfield da Silva
Departamento Científico de Oncologia
O retinoblastoma é o tumor intraocular (situado dentro do olho) maligno mais comum na infância. Tem origem nas células da retina, que é um revestimento interno do olho, sensível à luz. A maioria dos casos são diagnosticados antes dos 5 anos de idade, principalmente ao redor dos 2 anos de idade.
- Reflexo pupilar branco (leucocoria), conhecido como “olho de gato”, é o sinal mais comum do retinoblastoma.
Usualmente quando a luz é direcionada através da pupila do olho de uma criança, aparece a cor vermelha devido à coloração normal do fundo do olho. No olho de uma criança com retinoblastoma, através da pupila, pode-se observar uma mancha branca, que é chamado de reflexo pupilar branco (leucocoria).
- Estrabismo é uma condição na qual os dois olhos não parecem olhar na mesma direção, ficando com o olhar “vesgo”, como é popularmente referido.
- Outros sinais da doença são diminuição da visão, movimentos irregulares ou tremores nos olhos; dor nos olhos; vermelhidão da parte branca do olho; abaulamento (projetado para fora) dos olhos, sem nenhuma razão aparente; cor diferente de cada íris, que é a parte colorida do olho.
É importante lembrar que essas alterações visuais podem também ocorrer em outras doenças, como na vascularização fetal persistente, hemorragia do vítreo (gel transparente que preenche a cavidade posterior do olho), toxocaríase ocular (doença infeciosa parasitária), retinopatia da prematuridade, doença de Coats (distúrbio que provoca o desenvolvimento anormal dos vasos sanguíneos que têm a função de irrigar a retina), uveite (inflamação em qualquer lugar do revestimento interior pigmentado do olho, conhecido como úvea), sendo fundamental, portanto, que a criança seja imediatamente avaliada por seu pediatra e pelo oftalmologista para identificar a causa.
O retinoblastoma apresenta alta taxa de cura, superior a 95%, quando diagnosticado precocemente, inclusive com preservação da visão.
No Brasil, foi instituído por lei, em 2012, o dia 18 de setembro, como Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, pois sabemos que o principal fator de mau prognóstico (desfecho) da doença é o diagnóstico tardio.