Publicado/atualizado: maio/2023
Departamento Científico de Alergia
A urticária é uma reação alérgica na pele que se manifesta como manchas avermelhadas, inchadas e coceira, enquanto o angioedema é uma reação semelhante, mas afeta camadas mais profundas da pele e mucosas, causando inchaço principalmente em lábios, olhos, região genital, mãos e pés.
Dividimos as urticárias em agudas e crônicas, de acordo com o tempo de duração do sintoma. A urticária aguda, acompanhada ou não de angioedema, pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo infecções, alimentos, medicamentos, picadas de insetos, entre outros. Quando acontecem de forma crônica, deve-se investigar causas autoimunes ou hereditárias.
O tratamento varia dependendo da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. Em casos mais leves, doses baixas de antialérgicos prescritas pelo seu pediatra podem ajudar a resolver os sintomas. Entretanto, caso haja sintomas mais graves ou refratários, é importante levar ao Pronto-Atendimento, a fim de avaliar a necessidade de outros tratamentos, por via oral ou até mesmo injetáveis.