Publicado/atualizado: setembro/2024
Presidente: Alda Elizabeth Boehler Iglesias Azevedo
Secretária: Tamara Beres Lederer Goldberg
Membros: Benito Lourenço, Darci Vieira da Silva Bonetto,Ligia de Fátima Nóbrega Reato, Lilian Day Hagel, Maria Inês Ribeiro Costa Jonas, Marluce Barbosa Abreu Pinto
Departamento Científico de Medicina do Adolescente
As mudanças causadas pela puberdade podem causar inquietação ansiedade, medo, duvidas e estresse tanto no próprio menino como nos pais, e que devem ser faladas para tranquilizar a pessoa. e, por isso, é importante explicar para a criança as mudanças que podem acontecer, referindo que é uma fase completamente normal do crescimento. É importante lembrar que a puberdade é uma fase completamente normal e que acontece com todas as meninas. Sempre que surgirem medos ou dúvidas é importante conversar com alguém de confiança, como os pais, para entender o que está acontecendo
No sexo feminino se inicia, na grande maioria das garotas, com o desenvolvimento mamário, depois aparecem os pêlos pubianos, axilares e o crescimento em altura chamado de estirão.
O primeiro sinal da entrada na puberdade apresentado é o aumento do volume das mamas com o botão mamário, Mas este é o início de todas as mudanças que acontecerão no corpo da menina A partir daí acontece uma cascata de eventos a intervalos mais ou menos padronizados até a chegada da menarca (primeira menstruação).
Com certeza você já deve ter ouvido falar que o nosso corpo produz substâncias chamadas hormônios. Os hormônios são “mensageiros químicos” muito importantes que influenciam na transformação do nosso corpo, por exemplo, a Somatotrofina, que é um hormônio responsável pelo crescimento, desenvolvimento de nossas células e que tem a missão de fornecer as proteínas que precisamos. Outro hormônio importante é a estradiol produzida nos ovárioss, responsável em desenvolver nossa massa muscular, orgão genitais e o desejo sexual. Existem muitos outros hormônios, como a prolactina e os andrógenos, presentes tanto no corpo masculino quanto no corpo feminino, em diferentes quantidades, que também são responsáveis pela transformação de um corpo de criança, passando pela adolescência até chegar a ser um corpo de adulto. Neste processo, existem também outras substâncias chamadas de neurotransmissores que tem a função de, como a palavra já diz, transmitir os impulsos nervosos de uma célula a outro contribuindo assim, com as mudanças e transformações do nosso corpo.
A menstruação é o sangramento vaginal mensal que toda mulher vivencia É uma função orgânica como qualquer outra, dormir, urinar, evacuar, etc.. Não é algo sujo, nem feio, nem vergonhoso
Atualmente, a média de idade da menarca (como chama-se a primeira menstruação) no nosso país é de 12,5 anos. Considera-se adequado quando a menarca surge entre os 9 e 16 anos . A maioria das jovens apresentam entre 11 e 13 anos, ao redor de 2 anos e meio após o início do aparecimento das mamas e dos primeiros pêlos pubianos.
Em geral, dois anos após a menarca o ciclo ainda pode ser irregular, devido imaturidade orgânica. Algumas adolescentes demoram até 4 anos para que o ciclo se regularize.
Não, mas o pico de crescimento estatural (ou seja, o maior crescimento em altura), geralmente, ocorre meses antes da menarca. Após a primeira menstruação as meninas ainda crescem por alguns anos, mas de forma mais lenta.
Parcialmente verdade. Quando submersas, tanto a pressão da água quanto a temperatura mais fria, dificultam a descida da menstruação. Se o volume menstrual, porém, for muito grande, ou se a mulher fizer muito esforço dentro da piscina, é possível, sim que ocorra o sangramento.
Não! Fazer exercícios durante a menstruação pode inclusive melhorar os sintomas e incômodos do período menstrual. Destaca-se, que nem todas as adolescentes apresentam essas sensações durante seu período menstrual, apenas um pequeno percentual delas. As mulheres possuem, em média, de 3,5 a 4,5 litros de sangue circulando no organismo, e durante a menstruação, máximo, 80 ml de sangue são perdidos ao longo dos dias menstruais, e estes provavelmente, não farão grande falta. Em alguns casos, há jovens que preferem ficar mais recolhidas durante este período, mas é uma característica individual. Conheça como o seu corpo funciona e o respeite tentando fazer o que lhe deixa bem