Publicado/atualizado: outubro/2024
Presidente: Alda Elizabeth Boehler Iglesias Azevedo
Secretária: Tamara Beres Lederer Goldberg
Membros: Benito Lourenço, Darci Vieira da Silva Bonetto,Ligia de Fátima Nóbrega Reato, Lilian Day Hagel, Maria Inês Ribeiro Costa Jonas, Marluce Barbosa Abreu Pinto
- Como evitar que o menino se sinta inseguro em relação às mudanças corporais que acontecem na puberdade?
As mudanças causadas pela puberdade podem causar inquietação ansiedade, medo, dúvidas e estresse tanto no próprio menino como nos pais. Para se evitar essas situações é importante explicar ainda na infância as mudanças que acontecerão, destacando que é uma fase completamente normal, que acontece com todos os meninos. Sempre que surgirem dúvidas no adolescente é importante conversar com alguém de confiança, com os pais e, se necessário, com o pediatra, para que todos sejam esclarecidos.
- Puberdade e Adolescência são a mesma coisa?
- A puberdade refere-se às mudanças físicas e à maturação sexual com variações individuais, mas únicas e universais, um processo que dura entre 2-4 anos. Acontece no mesmo ritmo, em qualquer época, raça ou cultura
- A adolescência, por sua vez, relaciona-se ao processo de passagem da vida infantil para a adulta e se baseia principalmente em aspectos psicológicos, sociológicos e sócio-histórico-culturais, que variam de acordo com a época, classe social e cultura.
-
- O que é a puberdade masculina?
A puberdade masculina é uma fase da vida do menino em que ocorrem várias mudanças no corpo, como crescimento de pelos na região pubiana, início na produção de esperma, mudança na voz e aparecimento de barba, devido a alterações hormonais, como aumento da produção de testosterona.
A puberdade masculina começa em momentos diferentes para cada menino, no entanto, tem início por volta dos 9 anos até aos 16 anos.
- Como é o início da puberdade no menino?
A puberdade masculina é tão intensa quanto a feminina, mas seu início é menos marcante. O primeiro sinal da entrada na puberdade apresentado pelos meninos é o aumento do volume testicular, que adquire uma medida maior do que quatro centímetros cúbicos. Mas este é o início de todas as mudanças que acontecerão no corpo do menino A partir daí acontece uma cascata de eventos a intervalos mais ou menos padronizados
- Quer saber por que isso acontece?
Com certeza vocês já devem ter ouvido falar que o nosso corpo produz substâncias chamadas hormônios. Os hormônios são “mensageiros químicos” muito importantes que influenciam a transformação do nosso corpo; como exemplo a Somatotrofina, que é o hormônio responsável pelo crescimento, desenvolvimento de nossas células e que tem a missão de fornecer as proteínas que precisamos. Outro hormônio importante é a Testosterona, produzida nos testículos, responsável em desenvolver massa muscular e o desejo sexual. Existem muitos outros hormônios, como a prolactina e os andrógenos, presentes tanto no corpo masculino quanto no corpo feminino, em diferentes quantidades, que também são responsáveis pela transformação de um corpo de criança, passando pela adolescência até chegar a ser um corpo de adulto. Neste processo, existem também outras substâncias chamadas de neurotransmissores que têm a função de, como a palavra já diz, transmitir os impulsos nervosos de uma célula a outra, contribuindo assim, com as mudanças e transformações do nosso corpo.
- Quais as principais mudanças no corpo do menino?
Na fase mais tardia da puberdade, o corpo masculino se torna mais forte, com ganho de massa muscular, principalmente em regiões de braços, pernas e tórax.
Todos os órgãos internos se desenvolvem e apresentam um aumento de capacidade física, notadamente cardiovascular e pulmonar. O crescimento da laringe é que provoca a tão temida variação de voz. Desafinar é comum e passageiro, com duração média de seis meses, mas nem por isso isenta de brincadeiras por parte de amigos e familiares.
-
- Os testículos são os primeiros que se desenvolvem e o escroto, que é a bolsa que envolve os testículos, fica com a pele mais fina e, por vezes, com uma cor mais avermelhada.
- Devido às alterações hormonais características da puberdade masculina, é normal que o menino apresente crescimento de pelos, não apenas no rosto, mas em todo o corpo, incluindo região pubiana e axilas. O aparecimento dos pelos pubianos varia em cada adolescente, mas pode iniciar por volta dos 12 anos, enquanto que os axilares e faciais surgem por volta dos 13 ou 14 anos. , Inicialmente são finos e lisos, aumentando a quantidade e passando a serem mais grossos no decorrer da puberdade.
- O pênis cresce primeiro em tamanho e depois em espessura, podendo ficar mais largo no decorrer da puberdade. Isso é importante de ser colocado para o menino, para não gerar ansiedade em relação ao seu desenvolvimento, que inclusive pode ser mais tardio.
- A voz começa a engrossar; A alteração da voz do menino também acontece durante a puberdade, pois as alterações hormonais causam um aumento do tamanho da laringe, que é o local onde se encontram as cordas vocais, fazendo com que a voz fique alterada. A alteração da voz, é mais evidente no início da puberdade, uma vez que o rapaz apresenta uma voz fina e rouca, que vai ficando mais grossa ao longo do tempo.
- Estirão do crescimento. Entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura (chamado "estirão do crescimento"). O estirão do crescimento masculino é mais tardio do que o feminino, mas é mais intenso. Inicia-se pelas extremidades, pés e mãos, depois braços e pernas e finalmente o tronco. A velocidade de crescimento se acentua na metade da puberdade, atingindo um ganho de até 20 a 24 centímetros em dois anos. O gasto energético para isso é tão grande que com muita frequência os jovens parecem magros demais. E desengonçados. Sem conhecer exatamente as proporções do seu corpo é comum que trombem entre si e com objetos. Nesta fase é preciso atenção especial para a coluna, que pode apresentar desvios causados pela velocidade e intensidade do crescimento e para a pele, ao surgir estrias, por não suportar as linhas de tensão nesta fase de crescimento tão grande .
- Alargamento dos ombros e tórax. A alteração do tamanho de algumas partes do corpo é outra das alterações típicas da puberdade no menino, sendo possível observar o alargamento dos ombros e do tórax, assim como aumento da massa muscular.
- A primeira ejaculação. Ocorre quando os jovens já estão com o corpo bastante modificado, em pleno pico de crescimento. Após o início da produção de esperma, que acontece devido ao aumento do hormônio testosterona, característico da puberdade masculina, acontece a primeira ejaculação, por volta dos 13 aos 15 anos, mas cada adolescente tem o seu próprio tempo para acontecer, podendo ser antes ou depois dessa idade. A primeira ejaculação pode acontecer durante o sono, sendo conhecida por polução noturna e de forma involuntária. Assim como o início da puberdade, também não é muito marcante para os homens.
- Aparecimento de acne. Com o decorrer da puberdade masculina, uma das mudanças que ocorre é o aparecimento de acne, uma vez que as alterações hormonais provocam um aumento da oleosidade da pele, que favorece o aparecimento de espinhas, merecendo tratamento individualizado. Mesmo sabendo que é só uma fase, a acne tem um impacto negativo importante na autoimagem dos jovens.
-
- Quais as orientações para os pais, além do conhecimento sobre as mudanças do corpo de seu filho adolescente?
As mudanças características da puberdade do filho podem ser motivo de dúvidas e estresse para os pais, por não saberem como lidar com elas. Sentimentos de angústia e ansiedade podem aparecer a qualquer momento. Além das alterações no corpo,surgem alterações de comportamento e do humor, podendo o filho tornar-se mais impulsivo ou teimoso. É importante perceber se estas mudanças acontecem devido aos fatos de o menino se sentir mal ou feio. É importante que se converse francamente com o adolescente, explicando-lhe que é uma fase temporária e fazendo-o sentir-se protegido e compreendido.
Caso os pais estejam tendo muita dificuldade para lidar com as mudanças da puberdade e adolescência, é aconselhável procurar ajuda de um psicólogo que possa ajudar a tranquilizar os pais e a acalmar os receios do filho.
Por meio do conhecimento das mudanças que acontecem nessa fase, os pais podem apoiar e tranquilizar seus filhos, ajudando-os a manterem seus corpos saudáveis e sua autoestima elevada.