Voltar ao Portal SBP

Conhecendo os produtos que podem ser usados na adolescência. A nova onda de cuidados com a pele.

Publicado/atualizado: dezembro/2024

Departamento Científico de Medicina do Adolescente

Verdades e Mentiras  

  • É verdade que existem substâncias presentes em centenas de produtos que utilizamos no cotidiano que contêm substâncias que afetam o funcionamento hormonal em crianças e adolescentes? 

Sim. Tem muita coisa que a gente consome sem saber o quanto mal faz para a saúde e meio ambiente, desde cosméticos, alimentos, utensílios e até roupas. Podemos aqui citar os desreguladores endócrinos que , são substâncias químicas externas ao organismo que podem causar alterações no sistema endócrino e podem ser absorvidas por ingestão, absorção da pele e inalação. Dependendo do composto químico, ele pode ter uma atividade hormonal diferente de outro composto. Muitos deles têm uma atividade de estrógeno, de hormônio feminino porque a molécula deles é muito parecida à do hormônio feminino, então, acaba tendo o mesmo tipo de ação. As crianças pequenas, os fetos e os adolescentes estão em uma fase de desenvolvimento de grande multiplicação celular, então, são mais sensíveis aos efeitos dos desreguladores endócrinos. 

  • É verdade que estes desrupotres se encontram em cosméticos que as crianças e adolescentes usam e quais são eles? 

Sim, é verdade. Portanto, olhe a composição no rótulo dos produtos que esta consumindo. Os comumente encontrados nos cosméticos e maquiagen são: a) Parabeno:  presente em cerca de 80% dos cosméticos convencionais para evitar a proliferação de bactérias e aumentar a validade dos produtos, podendo alterar o equilíbrio hormonal do nosso corpo e favorecer o desenvolvimento de doenças, alergias, coceiras e irritações que estão diretamente relacionadas ao excesso de parabeno. b) Petrolatos:  nada mais é que a geleia do petróleo. É um ingrediente barato que a grande indústria cosmética convencional usa como emoliente. Aumentam o risco de doenças e dermatites graves com alto grau de toxicidade, zero valor nutricional à pele e criação de uma barreira que impede que nutrientes bons a ultrapassem. C) Chumbo e/ou metais pesados: usado em tinturas de cabelo (aparece como LEAD ACETATE). Metais pesados como chumbo, cádmio e níquel são tóxicos e em geral contaminantes de maquiagens  O chumbo é uma neurotoxina e sabe-se que causa danos cerebrais e capacidade cognitiva reduzida, especialmente em crianças além de dornças renais distúrbios sanguíneos, como pressão alta e anemia e tem um  potencial de toxicidade reprodutiva  d) Formol e derivados: formaldeído é um ingrediente tido como cancerígeno e está ligado a alergias. Encontrado principalmente em escovas progressivas e esmaltes.    

  •  É verdade que o uso do papel crepom para pintar os cabelos de crianças e adolescentes não danifica os mesmos? 

Não é verdade. Pintar os cabelos com papel crepom não é recomendado para ninguém, justamente pelo risco de danificar os fios. Mas, especialmente, as crianças e adolescentes  podem ser ainda mais prejudicadas. "A pele do couro cabeludo das crianças e adolescentes é muito sensível e qualquer coloração pode causar alergias. 

  • É verdade que o uso de skin Care na infância e adolescencia está comprovando ser útil para o retardo do envelhecimento da pele? 

Não é verdade. Essa nova onda traz consigo uma série perigos que não podem ser deixados de lado. É fundamental promover mensagem de aceitação do próprio corpo, autoestima e amor próprio ensinando às crianças e adolescentes que sua beleza vai muito além da aparência física ensinando-os a cuidar de sua saúde fisica, mental e nutricional sempre com o objetivo de atingir relação saudável com sua imagem. 

  • Quais são os perigos do Skin Care na infância e adolescência? 

Manter uma rotina de skincare sem a orientação de um profissional de saúde pode levar a vários problemas já que uma rotina mal estruturada pode não apenas ser ineficaz, mas também agravar problemas de pele existentes ou mesmo desencadear novos, como dermatite de contato ou  irritações, alergias, e até ao agravamento de condições como acne ou eczema. O  uso excessivo de certos ingredientes, como ácidos e retinoides, pode  também danificar a barreira cutânea, causando sensibilização e outras complicações 

  • É verdade que essa onda de pele perfeita melhora a autoestima e depressão na adolescência? 

Não é verdade. As consequências não são apenas físicas, mas também podem afetar a saúde mental e causar crises de autoestima, ansiedade ou depressão. A exigência de ter uma pele lisa e perfeita desde pequenos é "irreal", já que todas as peles têm imperfeições. As crianças  e adolescentes imitam o que observam, e na era da internet, o que muitos veem nas redes sociais são hábitos obsessivos com a perfeição e a beleza.. Os padrões irreais impostos por essa manutenção obsessiva, combinados com a pressão social para parecer impecável, deram origem a um transtorno chamado cosmeticorexia, que define a compra e o uso excessivo de produtos de cuidado da pele. 

  • É verdade que Os cuidados com a pele variam de acordo com a faixa etária? 

Sim, é verdade.  É importante ter em conta as necessidades individuais de cada pessoa conforme a faixa etária e na adolescência que é uma época de mudanças hormonais, o que pode levar a problemas de pele, como acne e oleosidade excessiva.  

  • Quais são as dicas para os adolescentes cuidarem da pele?: 
  • Limpeza: Lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete suave adequado para o seu tipo de pele. Evite esfregar o rosto com força, pois isso pode irritar a pele; 

  • Hidratação: Use um hidratante livre de óleo para manter a pele hidratada sem obstruir os poros. Opte por produtos não comedogênicos; 

  • Proteção solar: Use um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) adequado para proteger a pele dos danos causados pelo sol.