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O adolescente e sedentarismo: Como auxiliar?

Publicado/atualizado: janeiro/2022

Departamento Científico de Medicina do Adolescente

  • O que é sedentarismo?

O sedentarismo é definido como a falta ou a diminuição da atividade física, associado à ausência da prática de esportes ou a qualquer outra atividade do cotidiano do indivíduo. Consideramos sedentário aquele que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais

É sedentário toda pessoa que não pratica atividades físicas regulares. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, uma pessoa é considerada sedentária quando pratica menos de 150 minutos de atividades físicas por semana (considerando pessoas entre 18 a 60 anos) mas considera-se válida também na faixa etária da adolescência.

  • Existe sedentarismo na adolescência?

Sim. Quatro em cada cinco adolescentes no mundo são sedentários, segundo um estudo recentemente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a pesquisa, 81% dos jovens escolarizados entre 11 e 17 anos em todo o mundo, não praticam uma hora diária de atividade física é mais preocupante ainda entre as meninas, já que 85% delas são sedentárias, em comparação com 78% dos meninos. 

  • Esses dados pioraram com a Pandemia?

Infelizmente, com a pandemia da Covid-19, esses dados são ainda mais alarmantes. Em uma pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais, juntamente com a Fiocruz, o percentual de adolescentes e jovens que passaram a não fazer ao menos uma hora de atividade física em nenhum dia da semana, mais que dobrou durante a pandemia

  • Quais são as causas do sedentarismo?

Entre as causas do sedentarismo infantil encontram-se:

·         o (mau) exemplo dos pais que também não fazem atividade física;

·         a falta de incentivo da família, responsáveis e até de professores na escola;

·         os avanços tecnológicos e a comodidade dos brinquedos eletrônicos.

  • Quais são os riscos à saúde associado ao sedentarismo?

Ele leva a uma baixa do gasto calórico geral diário e, consequentemente, a um acúmulo de gordura. Este acúmulo leva à obesidade e a doenças como hipertensão, diabetes, problemas nas articulações e diminuição de massa óssea, associadas a esse quadro. De modo geral, o sedentarismo faz com que o organismo funcione de uma forma mais lenta. Você acaba não conseguindo usar os mecanismos de adaptação, de vasodilatação, vasoconstrição, controle de pressão e frequência cardíaca, que são estimulados pela atividade física. Além disso, comportamentos como irritabilidade, mal humor, dificuldade de concentração e raciocínio podem ser apresentados devido ao sedentarismo

  • Esses mesmos riscos valem para os adolescentes? Como?

Sim estes mesmos riscos anteriores são importantes para o adolescente porque durante a adolescência, existem questões importantes, como o amadurecimento hormonal, que faz com que o adolescente se torne um adulto. A atividade física está envolvida nesse desenvolvimento endócrino para que ele tenha um amadurecimento saudável. Além de ser   um momento de grande produção cognitiva, de desenvolvimento do raciocínio que exige alta performance cognitiva por causa do vestibular, da chegada da faculdade e outros eventos desse período. Além disto a atividade física afeta também o padrão do pensamento, a capacidade de absorção de novas informações, que ficam diminuídos quando o sedentarismo está instalado.

  • Existe falta de estímulo para os adolescentes sobre as atividades saudáveis como a pratica de exercícios?

Com certeza a falta de estimulo de práticas saudáveis afetam a decisão do adolescente em manter a prática de exercícios físicos. Sendo assim, uma das causas do sedentarismo na adolescência é justamente a falta de incentivo, principalmente dos pais, durante a infância.  Desde pequena, a criança deve realizar atividades que coloquem o corpo em movimento, sejam brincadeiras, danças ou esportes. Assim, ao entrar na adolescência, esse jovem terá internalizado o gosto pelas atividades físicas. O interessante é que o adolescente não irá encarar isso como uma obrigação, mas sim como algo que ele gosta de fazer e já faz parte de sua rotina. Um estudo publicado no International Journal of Pediatrics revelou que filhos de pais fisicamente ativos têm seis vezes mais chances de praticarem atividade física. Isso porque crianças e adolescentes tendem a repetir comportamentos e nem sempre são permeáveis a discursos. Outra razão é que pais mais ativos costumam se envolver mais em atividades físicas lúdicas do que os adultos sedentários. Eles também incentivam mais a prática de atividade física, por entenderem seus benefícios. 

  • A era digital estimula o sedentarismo na adolescência?

Os recursos tecnológicos estão presentes na vida de boa parte dos jovens. Smartphones, tablets, computadores e videogames fazem um grande sucesso com esse público, mas também podem ser uma das causas do sedentarismo na adolescência.

Ao colocar esses recursos em primeiro lugar, o jovem deixa de se interessar por outras atividades que podem ajudá-lo a manter uma rotina mais saudável. Além de ficar horas e horas sentado em frente a esses dispositivos, o adolescente tende a se alimentar de forma desequilibrada quando está vidrado nas telinhas.

Os salgadinhos, lanches, doces e refrigerantes acabam sendo a combinação perfeita para esses momentos.

Junta-se a isso, a ausência do contato com a natureza e atividades junto aos colegas e amigos.

  • Existe diferença entre gênero (menino e menina) quanto ao sedentarismo?

Existem sim a diferença entre gêneros ao incentivos a pratica de atividades físicas mas é apenas uma questão cultural

Meninas, mais que meninos, por conta das diferenças culturais, devem ser estimuladas a realizar brincadeiras que incluam movimento, como pular corda, andar de bicicleta, correr ao ar livre e nadar. Não há nenhuma razão biológica para meninas serem menos ativas que meninos, e nenhum bom motivo para crianças e adolescentes serem fisicamente inativos.

A ideia de que meninos são mais agitados e ativos que meninas é ensinada desde a mais tenra infância. Por outro lado, é comum que meninas recebam estímulos para realizar brincadeiras mais calmas, como brincar de boneca e de casinha. Já meninos ganham brinquedos como bola, espadas e skate ainda bem pequenos, e com mais frequência aprendem a gostar de esportes coletivos como futebol. Essa diferença de estímulo também é levantada pelos pesquisadores da OMS, que citam projetos como o This Girl Can (“Esta Menina Consegue”, em tradução livre), do Reino Unido, como iniciativas bem-sucedidas para tornar meninas e mulheres adultas mais fisicamente ativas.

  • A tecnologia digital poderá estimular a prática de atividades físicas? De que forma?

É possível fazer um uso benéfico da tecnologia para a prática de exercícios físicos e inverter a lógica de que ela necessariamente está lidada ao sedentarismo. Ter aplicativos, games, planilhas e instruções de acesso à atividade física dentro da realidade do adolescente, ou seja, pelo celular, TV e outros meios, pode ser um uso inteligente da tecnologia para combater o sedentarismo. Praticar atividade física com o suporte da tecnologia é um bom caminho para promover a saúde dos nossos adolescentes.

  • Como estimular a prática de atividades físicas em adolescentes?

Então é preciso preparar este jovem e oferecer a ele treinos compatíveis com seu nível de inaptidão física. Quando o adolescente busca atividade física, mas ela é introduzida de uma forma muito mais intensa do que deveria ser, acaba gerando lesões, dores, desconforto e ele acaba não mantendo a regularidade. O estímulo é muito importante mas a maior preocupação é com a forma de preparar esse adolescente que está sedentário a iniciar uma atividade física de forma adequada.

  • Por que o tempo mínimo recomendado de atividade física para esta faixa etária é de 1 hora?

Para que o adolescente tenha benefícios, o mínimo de 1 hora de atividades por dia é indicado porque a intensidade é leve e a frequência é mais importante. Para quem está começando, não adianta fazer 3 vezes por semana um treino intenso de 2 horas. A atividade regular, diária e de 1 hora é indicada exatamente porque a intensidade baixa precisa de alta regularidade para que seus benefícios sejam sentidos. Separar 1 hora para exercícios físicos é uma indicação bastante razoável e que trará inúmeros benefícios nas outras 23 horas do dia.

  • Que benefícios físicos e mentais a prática de atividade física traz?

A atividade física aumenta o volume de fluxo sanguíneo utilizado pelo corpo, melhora o funcionamento cardiorrespiratório e eleva o uso de tecido adiposo como fonte de energia, faz a vasodilatação, aumenta a captação de oxigênio, melhora a oxigenação dos músculos e sua capacidade regenerativa, fortalece o sistema imunológico, eleva a capacidade de raciocínio, aumenta a estabilidade das articulações, o equilíbrio e a facilidade de movimentação. Ela também facilita a motilidade intestinal e melhora a capacidade de controle da fome. O aumento da transpiração também melhora as trocas de calor entre o corpo e o ambiente externo. Existem estudos que mostram que a prática de atividade física antes de atividades intelectuais melhora a capacidade de absorção do conhecimento a que você está sendo exposto. Melhora a qualidade do sono e com isto humor e dedicação maior para os estudos qualificando sua capacidade intelectual