Publicado/atualizado: setembro/2024
A pega correta cobre o mamilo e o máximo possível da aréola e não causa dor e nem sangramentos. Para isso, a boca da criança deve estar bem aberta, o lábio inferior e o superior voltados para fora (boca de peixinho). Para que o bebê consiga abocanhar bem a aréola mamária é preciso que ela esteja macia. Se estiver muito túrgida/cheia, ela vai escapar da boca do bebê e ele irá comprimir e ferir a pele do mamilo. Por isso é importante que a mãe faça uma leve massagem e expressão manual do leite caso a mama esteja muito cheia, antes de oferecer para o bebê.
A posição da mãe e da criança são muito importantes para essa pega adequada. O bebê deve estar bem apoiado no braço ou colo da mãe, se possível mais sentado no colo da mãe de frente para a mama, com rosto e corpo de frente e próximos à mama (barriga com barriga).
Se a pega e posição estiverem corretas e os sintomas continuarem, a mãe deve procurar um profissional de saúde, o quanto antes, para observar e orientar melhor as mamadas.
Não é comum sentir dor sempre após as mamadas, por isso é importante procurar lesões e traumatismos nos mamilos. Faça um autoexame das mamas, procurando feridas, caroços, pontos endurecidos, vermelhos ou quentes. Caso a dor persista ou tenha algo aparente no autoexame, o médico deve ser consultado.
A mãe pode apresentar desconforto ou "fisgadas " ao amamentar e podem ser notadas lesões nas mamas e na boca do bebê (conhecidas como sapinho). No caso de suspeita de micose nas mamas, é importante fazer uma avaliação com seu pediatra ou ginecologista porque o tratamento deve ser iniciado e a amamentação deve ser mantida. E se o bebê estiver com sapinho o pediatra irá tratar.
Sim. As mulheres são diferentes e podem ter mamilos diferentes sem que isso signifique que algo esteja errado ou que existam problemas de saúde. 92% das mulheres têm mamilos “normais”, ou seja, nem muito para fora, nem plano, nem para dentro. Algumas mulheres podem apresentar o mamilo mais comprido ou plano, que não costumam trazer problemas para a amamentação se o bebê apresentar uma pega adequada da aréola e uma boa sucção. Apenas 0,5% das mulheres têm mamilo invertido, e é possível amamentar mesmo assim, com o apoio de profissional da saúde habilitado em amamentação.
Sim, você vai conseguir amamentar. O importante é que você saiba como ajudar o bebê a fazer uma boa pega: esse é o segredo! Ele deve abocanhar a aréola para pressionar o mamilo contra o “céu da boca” e conseguir extrair o leite. Com a ajuda do seu pediatra você vencerá essa dificuldade inicial!