Voltar ao Portal SBP
Depois da LACTOGESTAÇÃO vem o TANDEM

Departamento Científico de Aleitamento Materno 

  • Quando uma mulher amamenta dois filhos com idades diferentes, chamamos isso de amamentação em tandem.


    Sim, uma mulher pode amamentar dois filhos com idades diferentes se esse for o seu desejo. 

  • Pode ser que a criança que está sendo amamentada, quando a mãe engravida novamente, seja muito novinha e não esteja pronta para o desmame. E pode ser que nem a mãe esteja preparada. 

    Mantendo a amamentação durante a gestação (se não houver contraindicação) e após o nascimento do novo filho, a criança mais velha vai continuar a receber os benefícios emocionais, psicológicos, nutricionais e imunológicos da amamentação por mais tempo. 

    Quando o novo bebê chega, o filho mais velho pode se sentir um pouco “deixado de lado”, especialmente se ele não puder mais ser amamentado! A continuidade da amamentação para o filho mais velho poderá ajudar a criar sentimentos mais agradáveis em relação à mãe e à chegada do irmão. As crianças também aprenderão a compartilhar desde pequenos. 


    Além disso, a amamentação é uma maneira de se relacionar com os dois filhos ao mesmo tempo. A amamentação em tandem pode aliviar o ingurgitamento mamário, comum nos primeiros dias após o parto. Por causa do aumento da demanda, a produção de leite materno será mais abundante, o que poderá ser especialmente útil se o recém-nascido apresentar alguma dificuldade para mamar.

  • A mãe precisará lidar com os palpites e as críticas, com informações inadequadas de que, por exemplo, seu recém-nascido não vai ter leite suficiente quando o irmão mamar junto. Isso não é verdade. Recomenda-se que a mãe priorize as mamadas do recém-nascido, pois é o seu único alimento, ao passo que o irmão já deve estar recebendo outros alimentos. Além disso, a natureza previu essa possiblidade. Assim, com o nascimento do bebê, o leite se modifica se assemelhando ao colostro para atender às necessidades e proteger o bebê novinho nos primeiros dias de vida. 


    Avise seu pediatra que está amamentando os dois filhos. Ele vai acompanhar o ganho de peso do recém-nascido e orientar como conduzir a amamentação em tandem.