Publicado/atualizado: abril/2024
Dr. Eduardo Jorge Fonseca Lima
Departamento Científico de Imunizações
Apesar da importância fundamental que as vacinas tiveram para o controle da pandemia, continuamos com dificuldades na implementação eficiente da vacina Covid-19. O surgimento de novas variantes de SARS-CoV-2, com maior capacidade de transmissão, resultam em um aumento de risco de infecções em crianças menores, não expostas anteriormente nem ao vírus e nem às vacinas .
Em 2023, ocorreram 211 óbitos por Covid-19 em menores de 19 anos, representando 2,4% (era 0,4% em 2021) do total de mortes. Destes óbitos 153 foram em menores de 4 anos.
Os métodos de prevenção contra a infecção em bebês incluem também a proteção induzida pela vacinação materna. Mães vacinadas antes ou durante a gravidez transferem anticorpos específicos para seus bebês por via placentária e através do leite materno com possibilidade proteção adicional nos lactentes menores de seis meses.
A preocupação com a segurança e com o surgimento de eventos adversos é sempre presente em relação a qualquer nova vacina. Os raros casos de miocardite e pericardite que foram observados em adolescentes e adultos jovens recebendo especialmente vacinas de plataforma RNA mensageiro (RNAm - tipo de ácido nucleico) tiveram recuperação total e ocorreram em uma taxa significativamente menor do que após a infecção pelo vírus.
O PNI (Programa Nacional de Imunizações) incluiu a vacinação no seu calendário para crianças de 6 meses a 4 anos a partir de 2024. As vantagens da imunização precoce contra Covid-19 incluem: (1) proteção contra Covid-19 aguda grave para lactentes e crianças; (2) proteção contra síndromes inflamatórias pós-infecciosas da Covid-19; (3) proteção potencial contra sequelas duradouras da Covid-19 e Covid de longa duração; (4) redução da transmissão nas famílias e escolas.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que todas as crianças e adolescentes recebam três doses de vacinas contra a Covid-19 conforme orentação do PNI.
Para obtermos sucesso na vacinação, também precisamos superar a hesitação em vacinar, especilamente crianças. Portanto, profissionais de saúde e pesquisadores devem trabalhar juntos e fornecer informações de qualidade sobre a segurança e a eficácia das vacinas, bem como uma mensagem uniforme sobre a importância da vacinação para garantir a proteção contra os efeitos da pandemia da Covid-19 para todas as populações.