Em Fortaleza, entre os dias 3 e 6 de fevereiro, ocorreram as atividades da II Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência com promoção da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep). As ações contemplaram rodas de conversa com os adolescentes da Escola de Ensino Médico Liceu de Messejana e do Ambulatório de Hebiatria do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), além de aulas científicas direcionadas aos profissionais de saúde do HGF e pediatras da Socep. Nesta edição, a iniciativa contou com apoio da Prefeitura de Fortaleza.
A Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA) promoveu o II Fórum de Prevenção de Gravidez na Adolescência, no dia 5 de fevereiro, na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), em São Luís. A ação ocorreu em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Maranhão (Sogima) e Defensoria Pública (DPE-MA).
Além disso, no dia 6 de fevereiro, aconteceu seminário sobre o tema no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). Destinada aos profissionais de saúde, a iniciativa foi uma parceria da SPPMA com a Sogima e os Programas de Residência Médica em Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Residência Multiprofissional do HUUFMA.
No dia 3 de fevereiro, a SPPMA e as Ligas acadêmicas de Pediatria e Obstetrícia promoveram ainda ação educativa numa escola da capital maranhense. A atividade consistiu em levar informações atualizadas para os estudantes a respeito de métodos contraceptivos, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e importância da construção de um projeto de vida.
No dia 27 de fevereiro, na sede do CRM do Mato Grosso, aconteceu em iniciativa conjunta com a Sociedade Matogrossense de Pediatria (Somape) uma reunião para discutir os altos índices de gestações precoces. Na oportunidade, estavam presentes representantes das Secretarias de Educação e Saúde do Estado, de Ligas Universitárias de Medicina, do Conselho Tutelar e de diferentes sociedades científicas.
Nas instalações do CRM, ocorreram ainda outros dois eventos: no dia 21 de março, workshop com adolescentes para elaboração de propostas de prevenção com base nas sugestões dos alunos da rede municipal e estadual de educação; e, no dia 31 de março, palestra científicas para pediatras, acadêmicos, ginecologistas e outros profissionais da área de saúde com o conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), dr. Iran Gallo.
Para alerta a população em geral, a Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS) investiu em participações nos veículos de imprensa da região. Orientações sobre o tema foram concedidas pela presidente da filiada, dra. Carmen Lúcia de Almeida Santos, em matérias do jornal "Estado de Mato Grosso do Sul" e da “Revista da Associação Médica de Mato Grosso do Sul”.
No dia 14 de fevereiro, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) realizou um Fórum para debater o tema “Gravidez na adolescência, uma responsabilidade de todos: propostas e ações para o estado em 2020”. Realizado na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PA), em Belém, o evento contou com apoio do Unicef, Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SES-PA), Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Pará Paz.
A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) realizou mais uma edição do já tradicional “Café com especialista”, no dia 15 de fevereiro, abordando desta vez os mitos e verdades sobre a contracepção na adolescência. A palestra contou com a presença da ginecologista com Área de Atuação em Sexologia, dra. Vilma Maria da Silva, e da integrante do Departamento Científico de Adolescência da SBP, dra. Betinha Fernandes.
A Sociedade de Pediatria do Piauí (Sopepi) também investiu na campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência. No dia 4 de fevereiro, após conceder entrevista sobre o tema ao jornal Bom Dia Piauí, especialistas da filiada realizaram palestra com adolescentes grávidas da Casa Maria Menina, em Teresina, com foco no Direto do Adolescente.
No dia 7 de fevereiro, o auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado Rio de Janeiro (Cremerj) recebeu o evento “Gravidez na Adolescência no Brasil – situação atual e como prevenir”. Na programação, palestras de pediatras e ouros especialistas sobre os temas: “Os números da gravidez na adolescência no Brasil”; “A gravidez como consequência de abuso sexual”; “Infecções sexualmente transmissíveis”; e mais.
A iniciativa foi uma ação conjunta do Cremerj, da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e da Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (Sogia).
A dra. Lilian Day Hagel, presidente do Comitê de Adolescência da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), apresentou palestra sobre “Os impactos físicos e psicológicos da gravidez na adolescência”, no dia 7 de fevereiro, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. A atividade fez parte da programação da I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que contou com promoção da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado.
A primeira edição do evento reuniu várias autoridades e especialistas no assunto. O encontro foi aberto ao público e tratou das adversidades enfrentadas pelos adolescentes que se tornam pais de maneira precoce.
A Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP) promoveu o lançamento de vídeo sobre a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Além disso, em busca de conscientizar o grande público a respeito de métodos de prevenção, a entidade enviou release e folheto instrutivo sobre o tema para veículos de imprensa tanto da capital quanto das cidades do interior. Nos próximos meses, ainda está prevista a realização de eventos sobre gravidez na adolescência – em parceria com a OAB –, em Boa Vista e Pacaraima, cidade na fronteira com a Venezuela com altos índices de gestação precoce.
O II Fórum Catarinense de Prevenção da Gravidez na Adolescência ocorreu no dia 6 de março, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), em Florianópolis. O evento abordou estratégias de prevenção da gravidez na adolescência, entre outros assuntos.
O Encontro foi promovido em parceria pela Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de Santa Catarina (SOGISC), Sociedade de Ginecologia da Infância e Adolescência de Santa Catarina (SOGIA-SC) e Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina (ATC-SC).
No dia 31 de janeiro, a Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) realizou um fórum de debates na sede da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracajú. Com participação do hebiatra e membro do Departamento Científico de Adolescência da SBP, dr. Halley Ferraro Oliveira, foram apresentados os assuntos “riscos da gravidez na adolescência” e “Anticoncepção na adolescência”.
No dia 5 de fevereiro, a Sociedade de Pediatria do Tocantins (Stop) promoveu na sede da entidade, em Palmas, a aula “Pediatria e a Gravidez na Adolescência”, com apresentação da especialista em Ginecologia e Obstetrícia, dra. Francielle Baptista de Oliveira. A ação teve o intuito de orientar os associados sobre o tema, com ênfase na adequada abordagem do paciente durante a consulta.