Atualizações Científicas - Materiais produzidos


DOCUMENTOS CIENTÍFICOS

O DCAM da SBP preparou três documentos científicos para atualizar os pediatras sobre diferentes temas ligados à amamentação. Os textos estão disponíveis apenas para os associados adimplentes com a instituição. Veja abaixo um pouco sobre cada um deles.

1.      Aleitamento materno: a base da vida (publicado em 01/08/2018) - O documento, que faz referência ao tema deste ano da SMAM, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês), tem como objetivo chamar a atenção para a importância vital da amamentação como base para a saúde humana. É preciso oferecer à criança, desde o início de sua vida, a melhor alimentação possível, que é o leite materno, proporcionando melhor saúde física e mental ao longo da vida, e, assim, contribuir para uma estrutura inicial fortalecida. Entre os efeitos benéficos da amamentação em curto prazo estão o controle da mortalidade e da morbidade. Em longo prazo, estão a redução do sobrepeso e obesidade, proteção contra o diabetes (tipos 1 e 2), leucemia e o aumento nos níveis de inteligência. CLIQUE AQUI e leia o documento na íntegra.

  2.      Amamentação e sexualidade (publicado em 08/08/2018) – O texto aborda fatores de ordem psíquica que o aleitamento materno desencadeia nas pessoas envolvidas, os quais nem sempre são levados em consideração nas consultas pediátricas de acompanhamento durante o período de amamentação. Os fenômenos intrapsíquicos têm influência significativa no desempenho da função materna de amamentar, tantas vezes sugerida como simples e natural. O principal elemento que se torna um problema nesse ato é o fato de que o seio que produz o alimento do bebê também ocupa um importante papel na sexualidade adulta, por seu caráter de zona erógena que participa ativamente dos jogos eróticos de um casal. Para algumas mulheres, existe uma dissociação muito marcante entre maternidade e sexualidade, fincada na imagem da mãe santa e assexuada que permeia as mais diversas culturas, com ícones como os quadros de virgens com bebês ao colo. Em virtude disso, muitas mulheres que amamentam perdem a libido e outras caminham em direção ao desmame precoce por não conseguir atribuir aos seios uma outra função que não a de atributo sexual. Sendo assim, é fundamental para o aleitamento materno que a mulher diferencie emocionalmente os dois tipos de estímulos em seus mamilos, sensual e maternal. Para ler o documento na íntegra, CLIQUE AQUI.  

3.      Consultório Amigo da Amamentação (publicado em 17/08/2018) – Esse artigo reúne uma série de propostas que orientam os pediatras brasileiros que quiserem atuar de forma comprometida com a promoção, proteção e apoio ao aleitamento. Os princípios do Consultório Amigo da Amamentação se aplicam não somente aos consultórios de pediatras, mas aos de outras especialidades, tais como ginecologia e obstetrícia, odontopediatria, fonoaudiologia, nutrição e de outras categorias que assistem mães, lactentes e suas famílias. Leia AQUI o documento na íntegra.  

EAD ALEITAMENTO MATERNO

A SBP, por meio de sua plataforma de Educação a Distância (EAD), lançou na terceira semana de agosto um novo curso sobre Aleitamento Materno. A iniciativa tem como meta atualizar e aprofundar o conhecimento dos pediatras em relação ao tema e integrou as ações desenvolvidas pela entidade em comemoração ao Agosto Dourado. O curso é composto por uma série online de 24 videoaulas e carga horária total de 24 horas, e apresenta de maneira didática as evidências mais recentes sobre diferentes aspectos do aleitamento materno, chanceladas pelos Departamentos Científicos da SBP.

O projeto é coordenado pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, em conjunto com o diretor de Ensino e Pesquisa, dr. Joel Lamounier, a presidente e o integrante do DC de Aleitamento Materno, dra. Elsa Giuliani e dr. Roberto Issler, respectivamente.

Na primeira aula, que é de acesso gratuito, é dividida em duas partes: na primeira, dra. Luciana Silva aborda os motivos pelos quais o aleitamento materno é importante para a SBP apresentando as ações e campanhas que a entidade promove constantemente em prol desse ato imprescindível para as crianças assim como medidas para fazer com que o tempo de amamentação seja maior.

Já na segunda, a dra. Elsa Giugliani traça um panorama da amamentação no mundo e no Brasil, como o País está em relação ao tema e como o assunto é tratado mundialmente. São apresentados gráficos com indicadores locais e mundiais, além de ser contado um pouco do histórico do aleitamento, mostrando a duração do aleitamento materno durante o tempo, desde a pré-história até os dias atuais.

PARA ASSISTIR À AULA, CLIQUE AQUI

Além dessa primeira aula, também serão disponibilizadas gratuitamente as aulas nº 13 e 21, conforme a programação.  As próximas aulas serão disponibilizadas àqueles que adquirirem o curso EAD sobre Aleitamento Materno através do site da editora Manole Educação. No total, 27 professores de diversos estados do Brasil compartilham suas experiências e as diretrizes mais atualizadas relacionadas ao assunto. Dentre os tópicos abordados, destacam-se temas como “Composição do leite humano”; “Lactação fisiológica e relactação: como e quando o obstetra pode ajudar”; “Políticas nacionais de apoio à amamentação”; “Amamentação em situações especiais”, “Amamentação no Século XXI e estratégias para seu incentivo”, entre outros.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

PODCASTS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

Pensando na atualização também dos residentes de pediatria, o DCAM preparou uma série com sete podcasts sobre aleitamento materno no qual abordam temas diversos acerca da área, que vão desde a sala de parto até ao momento do desmame. Os programas foram feitos para a programação de podcasts publicados no site da revista Residência Pediátrica (RP). Confira abaixo um resumo de cada um deles.

1.      A importância da amamentação na sala de parto (publicado em 02/08/2018) - Nesse primeiro programa, a dra. Vilneide Braga Serva, fala sobre a importância da promoção do aleitamento materno pelo pediatra na sala de parto com ênfase na condução de práticas clínicas. O pediatra deve possuir conhecimentos teóricos e práticos sobre os principais procedimentos relacionados à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.  Segundo a pediatra, um dos cuidados que deveriam ser priorizados na atenção ao recém-nascido pelo pediatra é o contato pele a pele, que consiste em colocar o bebê, ainda despido, logo após o nascimento, em contato ventral com o corpo da mãe, na região do tórax ou abdômen, de modo ininterrupto por ao menos 60 minutos.  

2.      Boas práticas em neonatologia e aleitamento materno (publicado em 09/08/2018) - O tema desse podcast versou sobre as boas práticas em neonatologia e aleitamento materno e foi apresentado pela dra. Carmen Elias. Segundo a pediatra, o colostro da própria mãe funciona como uma terapia imunológica que estimula o desenvolvimento e a resposta imune neonatal, reduz as complicações neonatais, facilita a progressão da nutrição enteral, especialmente se for fornecido nos primeiros dias de vida. Além disso, a administração precoce do colostro nas primeiras horas de vida do recém-nascido prematuro de muito baixo peso tem sido estudada e vista como uma alternativa possível de garantir um aparato imunológico a esses bebês.   

3.      Método Canguru e Aleitamento Materno (publicado em 16/08/2018) – Esse programa também foi apresentado pela dra. Carmen Elias e abordou a relação entre o método canguru e aleitamento materno. Esse método é considerado uma tecnologia que vem mudando o paradigma da assistência neonatal no Brasil porque amplia os cuidados prestados ao bebê, já que agrega as necessidades de uma atenção voltada não só para pais, irmãos e avós, mas forma uma rede de apoio familiar e social. Segundo a especialista, o sucesso para o tratamento de um recém-nascido internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI) não é determinado somente pela sua sobrevivência e alta. Ele é definido também pela construção de vínculos que irão garantir a continuidade do aleitamento materno, dos cuidados dos pais, ou seja, uma boa qualidade de vida.  

4.      Fim da licença-maternidade (publicado em 23/08/2018) – A convidada desse programa foi a dra. Rosa Negri, no qual ela abordou os desafios e orientações acerca do fim da licença-maternidade. Segundo a pediatra, é fundamental que o especialista se engaje num programa já existente, fruto de parceria entre a SBP e o Ministério da Saúde, que é incentivar as empresas privadas a estenderem a licença-maternidade de quatro para seis meses por meio do Projeto Empresa Cidadã; apoio de creche nos locais de trabalho das mães que amamentam; e a criação de salas de apoio à amamentação para que, no local de trabalho, as mães possam retirar o leite e armazenar de forma adequada para que depois seja oferecido ao seu filho. Além disso, é preciso que os especialistas aconselhem às mães a manter o aleitamento materno após os seis meses.  

5.      Amamentação em tandem (publicado 30/08/2018) -  A quinta especialista a participar da série especial sobre o Agosto Dourado foi a dra. Vilneide Braga Serva abordando as questões relacionadas à amamentação em tandem, que é quando a mãe amamenta duas crianças com idades diferentes. A especialista apresenta e comenta estudos que comprovam que uma nova gestação não atrapalhará a amamentação e não há riscos de ocasionar um parto prematuro.  Se uma grávida que amamenta tem um parto pre-termo ou uma perda gestacional, provavelmente ela já iria ter sem amamentar. Por conseguinte, o que falta é o acesso à informação é preciso que os pediatras assegurem que as mães continuem amamentando durante uma nova gravidez e essa transição do primeiro para o segundo ou até para o terceiro filho seja feita de forma plena.  

Os dois próximos programas da série preparada especialmente para o Agosto Dourado estão previstos para serem publicadas nos dias 06 e 14 de setembro. No penúltimo programa será abordado o tema “Pseudoconstipação do leite materno”, com a dra. Graciete Vieira e o último episódio tratará do “Desmame”, com o dr. Roberto Issler.

6.  Pseudoconstipação do leite materno (publicado em 06/09/2018) – A convidada do penúltimo programa da série especial sobre o Agosto Dourado foi a dra. Graciete Vieira, no qual abordou as questões relacionadas à pseudoconstipação do leite materno. Nos primeiros meses de vida, os bebês podem ter grande variabilidade nas frequências das evacuações, ou seja, evacuar dez ou mais vezes ao dia com consistência de fezes amolecida devido ao reflexo gastrocólico, que é mais exacerbado nas crianças amamentadas quando comparada às que usam fórmula. Segundo a especialista, os bebês podem ficar em torno de dez ou mais dias sem evacuar, quadro que é denominado Pseudoconstipação, desde que a consistência das fezes seja normal, não endurecida, e ele esteja saudável. Esta também é uma condição fisiológica que não requer uso de medicamentos, supositório ou alimentos laxantes, sobretudo àqueles em aleitamento materno exclusivo.

 


7.   Desmame (publicado em 13/09/2018) – O último programa da série especial do Agosto Dourado  foi apresentado pelo dr. Roberto Issler com tópicos inerentes ao desmame. Muitas vezes é a mãe que traz a situação do desmame e do seu desejo ou não de continuar amamentando na consulta pediátrica. Segundo o dr. Issler, a criança oferece alguns sinais de que já está pronta para iniciar o desmame. Em geral, isso acontece depois de completar mais de um ano de idade e a criança mostra o desinteresse das mamadas, aceita uma variedade de outros alimentos, tem uma avaliação mais segura em relação à mãe e aceita outras formas de consolo. Dessa forma, o desmame acontecerá gradualmente, conforme desejado. O especialista enfatiza ainda que é preciso evitar que esse processo aconteça juntamente com outros momentos da vida da criança, como a retirada de fraldas, mudanças de residências, entre outras situações.

PARA CONFERIR TODOS OS PODCASTS NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI ·        

TEMAS INTERDISCIPLINARES

Com o objetivo de mostrar a preponderância do aleitamento materno para a vida das crianças, o DCAM preparou 31 temas interdisciplinares, um para cada dia do mês, onde foram mostrados em cada um deles a interligação da amamentação com as diferentes áreas da pediatria.

Cada tema foi pensado cuidadosamente com os outros 31 departamentos científicos da SBP, baseado em evidências científicas recentes e extremamente confiáveis, e apresenta o resumo de um artigo publicado em alguma publicação de renome internacional.

Além disso, foi feita uma ação nas redes sociais, no qual um card especial com os temas foram publicados diariamente visando divulgar a relevância do aleitamento materno para a sociedade.

Nos temas são abordados assuntos como diferenças na composição do leite materno protege a criança contra o desenvolvimento de doenças alérgicas; o estudo que mostra que prematuros alimentados com leite materno apresentam efeito benéfico para a função cardíaca na idade adulta; o aleitamento materno é protetor contra obesidade infantil, com efeito dose-resposta; o leite humano tem imenso potencial na prevenção de grande parte das doenças alérgicas; o aleitamento materno protege a criança contra infecções do trato respiratório superior e inferior; entre outros.

PARA CONFERIR TODOS OS TEMAS, CLIQUE AQUI

SITE PEDIATRIA PARA FAMÍLIAS

Visando levar informações confiáveis à sociedade, o DCAM da SBP publicou oito textos no formato de perguntas e respostas com a temática da amamentação na plataforma Pediatria para Famílias. O site é voltado para os pais, mães, educadores e cuidadores de crianças e adolescentes brasileiros. Além disso, possui textos atualizados sobre prevenção e cuidados, desenvolvidos com linguagem especialmente adaptada para facilitar a compreensão do público em geral.

Durante esse mês especial, foram abordados assuntos extremamente importantes e que causam dúvidas das futuras mamães acerca desse ato único, que cria um vínculo entre a mulher e o bebê. Os temas vão desde questionamentos que ocorrem durante a gravidez até àqueles depois do parto.

Dentre os temas trazidos pelo DCAM, estão tópicos como o que fazer para conseguir amentar; o aleitamento materno de prematuros; a depressão pós-parto; a importância da amamentação; a preparação para o aleitamento materno; a produção do leite materno; os acessórios que auxiliam na amamentação; como colher e estocar o leito materno; a disquesia; a mastoplastia e amamentação, entre outros.

PARA CONFERIR TODOS OS TÓPICOS, CLIQUE AQUI.

Nossos Endereços

Agência de eventos • Ekipe de Eventos
Endereço 
• Av. Sete de Setembro, 4857 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-000.
Telefone • (41) 3022-1247
E-mail [email protected]