Com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno para as crianças e suas famílias e promover debates e esclarecimentos sobre o assunto, foram promovidas de Norte a Sul do País diversas atividades durante o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do tema. As ações tiveram como público-alvo famílias, médicos e profissionais de saúde.
Com apoio do Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM), as filiadas criaram diferentes abordagens na esfera das ações. Para conhecer o ritmo das atividades nos Estados, confira alguns dos eventos que ocorridos nas diferentes regiões.
ACRE - A presidente da Sociedade Acreana de Pediatria (SAP), dra. Teresa Cristina Maia dos Santos, e as pediatras Ana Isabel Montero e Simone Chaves participaram do evento oficial de abertura do Agosto Dourado, promovido pelo Prefeitura de Rio Branco (AC), na Maternidade Bárbara Heliodora, no dia 9 de agosto. As especialistas, que atuam na unidade, também compartilharam informações atualizadas sobre amamentação com o público na “Oficina com nutrizes”, no dia 1º de agosto, e na exposição de estandes, realizada entre 27 de julho e 4 de agosto. Para mais informações sobre as ações, acesse o link.
ALAGOAS – Durante todo o mês foram realizadas diversas ações no Estado realizados por meio de parceria entre a Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Maternidade Escola Santa Mônica.
As atividades incluíram o evento de abertura do Agosto Dourado, com palestra dos drs. João Lourival e Andréa Maria Rocha Pinheiro sobre a amamentação ser a base da vida; a mesa-redonda “Amamentação a base da vida – serviço, ensino e saúde: fortalecendo o aleitamento em Maceió”; exposição “Amamentação a base da vida, no Shopping Parque Maceió”; bate-papo “Mitos e verdades sobre o aleitamento materno” e oficina “Ordenha manual”, na Livraria Leitura, do Shopping Parque Maceió; “Blitz da amamentação”, no sinal de trânsito da Avenida da Paz; e “Mamaço”, em Ponta Verde.
Além disso, foram divulgadas nas redes sociais da instituição as campanhas “31 razões para amamentar” e “#AmamentAÇÃO #Sem Tabu”.
AMAZONAS - A Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), por meio do seu Departamento Científico de Aleitamento Materno, realizou o I Fórum Amazonense de Aleitamento Materno na quarta-feira (07), no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CRM-AM). A iniciativa teve como objetivo disseminar conhecimentos sobre o aleitamento materno para os profissionais de saúde atuantes e mães interessadas, além de diminuir a mortalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação e de mobilizar e capacitar profissionais de saúde na atenção ao tema.
Na oportunidade, foram debatidos assuntos como as políticas nacionais, projetos atuais e perspectivas para o futuro, a realidade no Amazonas, as fragilidades dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno nas maternidades públicas e privadas do estado. Na parte da tarde, o evento contou com diversos profissionais de saúde debatendo sobre o contato pele a pele seguro na sala de parto, alimentação saudável da gestante/lactante e suas influências a curto e longo prazo na vida do bebê, a importância do aconselhamento para profissionais de saúde e rede de apoio da mãe que está com dificuldades na amamentação.
BAHIA – As atividades da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) tiveram início no dia 1º de agosto, com a abertura do Agosto Dourado. O evento, feito em parceria com o Comitê de Aleitamento Materno da Bahia (Coamas) e Comitê Estadual de Aleitamento na Bahia (Ceam), contou com palestra da dra. Dolores Fernandez sobre empoderamento das famílias.
Além disso, no domingo (18) ocorreu uma caminhada na orla com concentração e café da manhã solidário. Palestras e discussões para incentivar a prática do aleitamento materno também foram realizadas com a participação dos pediatras em espaços públicos, universidades, escolas e shoppings. O ato aconteceu numa parceria entre a Sobape, Coamas, Ceam e Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).
CEARÁ - A Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) iniciou as atividades do Agosto Dourado no dia 07. O evento, ocorrido na Praia do Futuro, foi um diálogo com as mães dos grupos de gestantes e da puericultura das Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza e acadêmicos do Centro Universitário Christus (UNICRHISTUS). Na sequência, ocorreu também um café da manhã à beira mar. Além disso, durante todo o mês a Socep participou de eventos nas Maternidades e Postos de Saúde. Os melhores eventos e/ou trabalhos foram apresentados dia 30 de agosto na sede da instituição para o planejamento de setembro de 2019 a agosto de 2020 das ações em favor do aleitamento materno.
DISTRITO FEDERAL – No dia 4 (domingo), a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria da Mulher, SAMU e IBFAN, promoveu a “Feira de Saúde em comemoração à Semana Mundial de Amamentação e Agosto Dourado”.
ESPÍRITO SANTO – O Departamento Científico (DC) de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria do Espírito Santo iniciou as atividades do Agosto Dourado na manhã do dia 1º. Os especialistas do DC foram até a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP) falar sobre diversos temas inerentes à amamentação, como práticas de parto e aleitamento materno, lactentes com necessidades especiais, entre outros. A atividade contou com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e da Rede de Banco de Leite Humano (BLH).
Na tarde do dia 1º também, a especialista do DC, dra. Rosa Maria Negri Rodrigues Alves, compareceu à abertura da VI Semana do Bebê para falar sobre a amamentação e os direitos humanos. O evento aconteceu em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória.
Além disso, no dia 7, na parte da tarde, foi promovida uma roda de conversa com pacientes e familiares da Maternidade de Carapina sobre a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno. Essa atividade contou com apoio da Prefeitura Municipal de Serra.
GOIÁS – A Sociedade Goiana de Pediatria (SGP), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Educação, o Governo de Goiás e a Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, realizou evento em alusão à SMAM no sábado (3).
A ação ocorreu no Parque Flamboyant, em Jardim Goiás. Na ocasião, houve apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás, relato de experiência de personalidades sobre a paternidade e o apoio à amamentação e tendas de atendimento à população.
MATO GROSSO DO SUL – Em 7 de agosto, a Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS), em parceria com o Hospital Universitário de Campo Grande, a Santa Casa de Campo Grande e a Secretaria de Estado, promoveu o evento “Encontro das amigas do peito”. A atividade ocorreu pela manhã no Auditório Carroceiro Zé Bonito da Santa Casa de Campo Grande e visou ensinar o manejo clínico da lactação para profissionais de nível superior da SESAU. Houve distribuição de garrafinhas plásticas de água alusivas à amamentação para doadoras de leite humano.
Na sexta-feira (9), aconteceu a “Roda de conversa com mães e doadoras de leite”, na Associação de Amparo à Maternidade. A ação foi parceria entre a SPMS e a Associação, com o objetivo de conversar com as mães doadoras e promover uma palestra sobre a importância do aleitamento materno.
MARANHÃO – Gestos de amor e descontração marcaram o mamaço promovido no dia 7 de agosto, na escadaria da Rua Graça Aranha, no Centro Histórico de São Luís (MA), pela Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Banco de Leite Humano da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A ação contou com roda de conversa, aconselhamento pediátrico, registros fotográficos e apresentações do coral “Residentes Cantantes”.
No dia 1º de agosto, a presidente da SPPMA, dra. Marynea da Silva Vale, também ministrou a palestra magna do evento de abertura do “Agosto Dourado” no Estado, realizado pela SES. Na ocasião a especialista abordou o tema da SMAM 2019: “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação, hoje e para o futuro”.
Além disso, para divulgar orientações sobre aleitamento materno ao público em geral, a presidente da SPPMA, também concedeu entrevistas em estúdio aos programas “Com Saúde”, da rádio Nova 1290 Timira AM, e “CRM na TV”, da TV Cidade, filiada da Rede Record.
MINAS GERAIS – A 15ª edição da Jornada de Atualização em Amamentação teve início no dia 2 de agosto, no Teatro Oromar Moreira da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). O evento, realizado pela Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), contou com apoio da Unimed. A programação científica debateu assuntos como “Método canguru: 40 anos”; “Promoção do AM: entendendo as demandas do recém-nascido”; “NBCAL – 38 anos: ainda temos desafios?”; “Desmame: como ser gentil?”; “Novo guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos: o que mudou?”; entre outros.
PARÁ – O mês de agosto contou com atividades no Estado para a população em geral e para profissionais e saúde. Entre os dias 1º e 30 de agosto foram realizadas na Santa Casa, na área de cuidado intermediário neonatal, rodas de conversa com mães de recém-nascidos internados. Na terça-feira (2) aconteceu no auditório da 1ª Regional de Saúde uma palestra voltada à imprensa intitulada “Aleitamento materno no Estado do Pará”.
Na quinta-feira (8), foi realizada a cerimônia oficial de lançamento do Agosto Dourado. A atividade aconteceu no auditório da Escola Superior da Amazônia (Esamaz), com a participação de especialistas de diversas instituições. Já na tarde do dia 10, o bate-papo “Escola na formação de um mundo melhor – amamentação um bom começo” ocorreu na Escola da Rainha da Paz, em Bengui. A atividade tem como foco alunos e professores da rede de ensino.
No dia 21, por sua vez, a atividade ocorreu na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Pará (UFPA). O bate-papo foi entre docentes e discentes das instituições sobre amamentação e a sustentabilidade e amamentação como ferramenta de mudança na saúde da população. Encerrando as atividades do mês, foi promovida entre os dias 27 e 30 de agosto a oficina sobre o método canguru. As ações foram realizadas pela Sociedade de Pediatria do Estado do Pará (Sopape), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESPA); Secretaria de Saúde de Belém (SESMA); Secretária de Saúde de Ananindeua; Secretaria de Saúde de Benevides; Santa Casa/Banco de Leite; Projeto Bombeiros da Vida; UFPA/FANUT/CECANE; Esamaz; Kids Menu; Gil Nutricionista; Maternidade Saúde da Criança.
PERNAMBUCO – As atividades alusivas à SMAM e ao Agosto Dourado tiveram início em 28 de julho, em Boa Viagem (PE). Na ocasião, o Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), promoveu a palestra “Importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil” e um mamaço, no Shopping Center Recife.
O evento seguinte, programado pela filiada, foi o XV Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno, que ocorrerá dia 6 de setembro. A atividade tem apoio do Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP), local onde será realizado o Simpósio. A programação científica conta temas como “Apoiar a mulher no momento do parto para favorecer o aleitamento materno”; “Oligossacarídeos do leite humano são mesmo Importantes?”; “Saúde oral e o aleitamento materno”; entre outros.
CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SIMPÓSIO
RIO DE JANEIRO – No sábado (3), às 9h30, foi promovido o “Mamaço e roda de conversa”, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na tenda ao lado da Paróquia São José da Lagoa. Já no 13 de agosto, ocorreu a 2ª edição do Workshop de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj). A atividade foi realizada entre 8h e 16h50, no campus Centro I da Estácio, na Avenida Presidente Vargas. Na ocasião, foram debatidos assuntos como experiências de apoio à amamentação; aleitamento e desenvolvimento cognitivo; paternidade e o apoio à amamentação; entre outros.
RIO GRANDE DO NORTE – Em Natal, na quarta-feira (1º) aconteceu a mesa-redonda “Abordagem interprofissional em aleitamento materno”. O evento foi realizado pela Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern). Na ocasião, foram debatidos assuntos como “O protagonismo do pediatra no incentivo ao aleitamento materno”; “A importância da família na amamentação”; entre outros.
RIO GRANDE DO SUL – A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPSRS) participou e apoiou o XI Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e o VI Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, na quinta-feira (1º). Além disso, a instituição esteve presente e apoiando na III Jornada de Aleitamento Materno, que aconteceu no dia 2, em Porto Alegre. Os eventos contaram apoio da Secretaria Estadual de Saúde.
RORAIMA – Na terça-feira (6), foi promovida na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, em São Pedro, a roda de conversa “A importância da amamentação”. A atividade teve como foco mães, familiares de bebês da enfermaria canguru, psicólogos, pediatras e neonatologistas. A ação foi uma parceria entre a Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP) e a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), por meio da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth e Residência em Pediatria e Neonatologia.
No dia seguinte (7), foi promovido na Maternidade um café da manhã e à noite aconteceu a entrega de brindes para as doadoras do Banco de Leite Humano da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. Já no dia 10, a SRP, em parceria com a ONG Prematuridade e Grupo de mães Amor Prematuro, realizou o “Piquenique na Praça”, na Praça do Mirandinha, em Caçari.
SANTA CATARINA – A Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) promoveu três eventos durante todo o mês de agosto. No sábado (3), ocorreu o “Espaço saúde Sociedade Catarinense de Pediatria e a hora do Mamaço Floripa”, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável (COMAMAS), com apoio da SCP.
No dia 14 de agosto, aconteceu o “I Seminário de Aleitamento Materno – Leite Materno, um alimento para dar e doar”, no Centro Estácio de Sá, em São José. A atividade foi realizada pelo Comitê Regional de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável (CORAMAS), com suporte da SCP. Encerrando as atividades do mês, o “Seminário COMAMAS - os enfrentamentos no processo de amamentar: superando com a participação de todos”, ocorrido no Auditório do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, com realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, COMAMAS e o apoio da SCP.
SÃO PAULO – As atividades da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) tiveram início no fim de julho, com a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno e do Agosto Dourado no Estado de São Paulo. A atividade contou com palestra de especialista da entidade e roda de conversa com mães, pais e avós. O evento foi feito em parceria com a Área Técnica de Saúde da Criança - Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, no sábado (3) foi promovido o “Café da manhã com o professor: aleitamento materno na prática clínica”. O evento ocorreu na sede da SPSP, na Rua Maria Figueiredo, e contou om palestras dos especialistas do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP.
SERGIPE – Diversas ações foram programadas em Sergipe para celebrar a Semana Mundial da Amamentação. Os eventos foram uma parceria entre a Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe), a Universidade Tiradentes e a Maternidade Santa Isabel.
Na segunda-feira (5), foi realizado na UNIT Farolândia, em Aracaju, um evento onde houve debate sobre assuntos como “A importância dos profissionais de saúde na amamentação”; “A importância das doações de leite humano”; “Os desafios da promoção da amamentação”; e mais. No dia seguinte (6), foi a vez do “Arrastão da chupeta”, na Maternidade Santa Isabel, em Aracaju.
Já no quarta-feira (7) ocorreu o “Seminário e promoção da amamentação”, na UNIT de Estância. Na ocasião, os temas em debates versaram sobre “Mitos e desafios que envolvem o aleitamento materno”; “Importância do aleitamento materno na UTI neonatal”; “Promoção do aleitamento na gestação”; e mais.
Na quinta-feira (8), por sua vez, foi realizada na Maternidade São José, em Itabaiana, a “Caminhada em prol da amamentação” e o “Ato do mamaço”, na Parça do Chiara. Encerrando as atividades de celebração da SMAM, foi a vez do “Encontro das Mães”, no Parque da Sementeira, em Aracaju, no dia 9 de agosto.
TOCANTINS - No dia 03 de agosto foi realizado no Capim Dourado Shopping em Palmas (TO) a sétima edição do Mamaço. A Hora do Mamaço é um movimento feito por mães e mulheres, com o apoio da Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP), e do Banco de Leite Humano do Tocantins. O evento é realizado com o objetivo de mostrar para sociedade a importância do aleitamento materno no desenvolvimento da criança e que a mulher deve amamentar onde ela quiser na hora em que o bebe quiser. Além disso, ressalta também a importância do apoio social para que a mulher consiga amamentar.