AmamentAÇÃO pelo Brasil

De Norte a Sul, as filiadas da SBP promoveram ações locais em prol do aleitamento materno. Esse ano, devido à pandemia de Covid-19, os eventos foram realizados de forma virtual.

Em todo o Brasil, filiadas da SBP protagonizam ações em prol do aleitamento materno

As tecnologias digitais auxiliaram a SBP e suas filiadas para que as ações em prol da proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno pudessem acontecer neste ano, durante o Agosto Dourado. Dessa forma, foi possível contornar as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19 e atingir milhares de mães e suas famílias.

Por meio de sites, redes sociais e diferentes plataformas do mundo virtual, os pediatras brasileiros deram prosseguimento à tradição de celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e o Agosto Dourado, mês oficialmente instituído no Brasil em benefício da amamentação.

Durante o mês, especialistas de todo o País movimentaram a internet com ações coletivas, palestras científicas, rodas de conversa e campanhas de estímulo ao ato de amamentar. O engajamento dos pediatras pode ser comprovado ao observar as inúmeras iniciativas protagonizadas pelos associados da entidade, que, ao longo dos anos, se mantêm unidos e atuantes em benefício desse grandioso propósito.

“A SBP parabeniza suas filiadas e especialistas. A despeito das dificuldades e incertezas trazidas pela Covid-19, os pediatras colocaram-se mais uma vez na linha de frente, mobilizando seus pares e toda a população pela causa do aleitamento materno. Seguimos, juntos, na luta pela amamentação e por um futuro mais saudável”, salientou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Confira abaixo as atividades programas pelas filiadas da SBP para o Agosto Dourado:

ACRE - A Sociedade Acreana de Pediatria (SAP) publicou durante o mês posts nas redes sociais cards com fotos de especialistas amamentando, além de ter promovido o Webinário de Aleitamento Materno do Acre. 

ALAGOAS –A Sociedade Alagoana de Pediatria (Sapal) promoveu lives sobre temas relativos ao aleitamento materno. Além disso, a filiada de Alagoas realizou o “Simpósio de Aleitamento Materno”, coordenado pela presidente da Sapal, dra. Ana Carolina Pires Ruela. O evento contou com a participação de vários especialistas, que debateram como os “Aspectos técnicos da amamentação”e “A graduação e o ensino sobre aleitamento materno”.

AMAZONAS –As ações da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) tiveram como foco a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas no “Seminário SMAM 2020”, que debateu diferentes temas em prol do aleitamento materno e também contou com a presença de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Saped também realizou sua própria live, transmitida pelo Facebook, com o tema “SMAM 2020 – Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”.

BAHIA - A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) publicou cards nas redes sociais até 31 de agosto, produziu um vídeo principal com depoimentos de mães sobre amamentação e com depoimentos das nossas dras. Dolores Fernandez e Ana Paz, respectivamente presidente e vice-presidente da Sobape. Além disso, publicaram vídeos curtos, de até 1 minuto, com as pediatras da filiada - cada uma com uma temática diferente sobre os benefícios do aleitamento materno. A abertura da SMAM, em Salvador, foi marcada por uma live no dia 3 de agosto. O evento virtual reuniu mais de 50 pediatras e profissionais de saúde, que foi organizado pela Sobape, em parceria com o Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (Coamas) e o Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam-BA).  

CEARÁ - Durante todo o mês, a Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) realizou lives em suas redes sociais com especialistas no assunto. Entre os temas, estiveram amamentação em tempos de COVID-19; visitas de gestantes na maternidade antes e depois de COVID; aleitamento materno: prioridade absoluta; como lidar com a amamentação em tempos modernos; e mais.  

DISTRITO FEDERAL –A Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) realizou uma webconferência, por meio do aplicativo Zoom, com o tema “Aleitamento materno em lactentes com baixo ganho ponderal: entendendo o manejo clínico e o uso de galactagogos”. A iniciativa teve como palestrantes as dras. Vanessa Macedo e Sandi Sato.Além disso, ao longo do mês de Agosto, a SPDF também publicou vídeos e textos informativos sobre diferentes abordagens relacionadas ao Agosto dourado e à SMAM 2020, em seu perfil oficial no Instagram.

GOIÁS –A Sociedade Goiana de Pediatria promoveu uma série de lives em suas redes sociais sobre vários temas relacionados ao aleitamento materno. Também houve uma campanha destinada aos usuários do Instagram, com objetivo de estimular os internautas a compartilharem fotos familiares – atuais ou antigas – do momento da amamentação. Além disso, influenciadores digitais do Estado foram acionados para ampliar a divulgação da ação e do Agosto Dourado.

MARANHÃO – A Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão (SPPMA) realizou uma live sobre “Aleitamento materno: por um planeta saudável”, com a integrante do DCAM da SBP, dra. Rossiclei Pinheiro.Em conjunto com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, a filiada também participou do projeto “Árvore da vida”, que consistiu numa exposição de fotos de profissionais amamentando seus filhos.

A SPPMA fez ainda a doação de frascos de álcool gel.disso, a partir de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Trânsito de São Luís, a SPPMA divulgou o tema “Apoie o aleitamento materno-por um planeta saudável”, em anúncios veiculados nos ônibus da frota da capital, dentre outras iniciativas.

MATO GROSSO DO SUL –O concurso “Como amamentar fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê”, teve o intuito de estimular a prática do aleitamento em todo o Estado. As mães interessadasem participar, enviaram um vídeo emitindo sua opinião a respeito do tema.

Sob a organização da Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul (SPMS), em conjunto com a Maternidade Cândido Mariano, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH), Fundesporte e Secretaria Estadual de Saúde, o concurso premiou as melhores respostas com diferentes kits de beleza e outros utensílios para as mamães.

MINAS GERAIS – Em virtude do Agosto Dourado, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) promoveu de maneira remota a XVI Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, por meio das redes sociais da filiada, com a participação de representantes do DCAM da SMP.

PARÁ –A presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), dra. Vilma Hutim, fez a moderação do evento de lançamento do Manual de Aleitamento Exclusivo do Pará e de debate sobre a experiência da criação do Programa de Aleitamento Materno Exclusivo (Proame). A iniciativa foi promovida pelo Governo do Estado, através do Google Meet.Dra. Vilma Hutim, juntamente com a dra Rejane Silva Cavalcante, ambas representando a Sopape, participou como expositora das aulas científicas da Secretaria Estadual de Saúde, abordando os assuntos “Atendimento numa maternidade privada” e “Desafios do aleitamento materno nos prematuros com longa permanência na unidade neonatal”.

PARANÁ –Especialistas da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) participaram da palestra virtual “Aleitamento materno em situações especiais”, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, em função do Agosto Dourado. O evento foi destinado aos profissionais de saúde e transmitido através de plataforma exclusiva do Governo do Estado.A agenda completa da iniciativa incluiu ainda outros temas, como: “Os benefícios do aleitamento materno para a criança, mulher, sociedade e planeta” e o  “Início da lactação e a importância da doação de leite humano”.

PERNAMBUCO – A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) organizou o “XIV Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno". Na programação, além da presidente da filiada, dra. Kátia Brandt, estiveram outros 15 palestrantes reconhecidos nacionalmente por sua atuação em prol do AM. Dentre eles: dras. Vilneide Braga Serva e Elsa Giugliani, ambas do DCAM da SBP. O evento recebeu o apoio do Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP) e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.Para o site da Sopepe, houve ainda a produção de diferentes peças gráficas em comemoração ao Dia Mundial de Aleitamento Materno, à Semana Mundial de Aleitamento Materno e ao Agosto Dourado.

RIO GRANDE DO NORTE – A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) realizou o webinar “Amamentação para um planeta saudável”. O encontro online foi moderado pelo dr. Ruy Medeiros de Oliveira e apresentação científica foi da dra. Andréa Sueli Bullio Vale.

RIO DE JANEIRO –A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) promoveu a live “Aleitamento materno em tempos de Covid-19”, sob coordenação da presidente da entidade, dra. Kátia Telles Nogueira. O público acompanhou a apresentação do pediatra José Vicente Vasconcellos, baseada em dez perguntas recorrentes sobre o tema, nesse período de pandemia.A entidade realizou ainda o III Workshop On-line de Aleitamento Materno. Além disso, semanalmente, postagens com foco em aleitamento materno foram divulgadas aos seguidores da Soperj. No intuito de estimular a interação, os internautas foram convidados a enviar suas dúvidas.

RORAIMA – A Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP), em parceria com o Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque, confeccionou máscaras para profissionais de saúde com alusões à SMAM 2020 e com as logomarcas das entidades. Além disso, durante o Agosto Dourado, a filiada divulgou material informativo com ênfase em aleitamento materno em suas redes sociais oficiais (Facebook, Instagram e WhatsApp), assim como nos perfis dos pediatras convidados a participar da iniciativa.

SANTA CATARINA – A Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) promoveu de maneira remota o evento "Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno”. Entre os assuntos debatidos: “Reflexos da amamentação na vida adulta” e a “Importância do pediatra no estímulo à doação de leite humano”.O encontro virtual contou com a coordenação da presidente da SCP, dra. Rosamaria Medeiros e Silva, além das apresentações das dras. Maria Beatriz Reinert do Nascimento, do DCAM da SBP; Tatiana Andrade Lemos, diretora de Ações Comunitárias e Sociais da SCP; e Maria Marlene de Souza Pires, presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SCP.

SÃO PAULO –Representantes da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) participaram do evento de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O encontro contou com a participação do presidente da SPSP, dr. Sulim Abramivici, na mesa de abertura; e do presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP, dr. Moises Chencinski, proferindo a conferência inaugural “Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável”.Além disso, a SPSP promoveu sua própria live em comemoração pela SMAM, com transmissão aberta ao público, pelo canal do YouTube e pela página do Facebook da SPSP.

SERGIPE – A SMAM 2020 foi comemorada pela Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) através da promoção de encontros on-line diários, no qual estiveram em discussão diversos assuntos, como “A importância do canto materno no autoconhecimento e no vínculo mãe - bebê - aleitamento”, “depressão pós-parto” e outros.A atividade foi realizada em conjunto com a Universidade Tiradentes, Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Secretaria Estadual da Saúde, Hospital e Maternidade Santa Isabel, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Rede de Banco de Leite Humano de Sergipe. 

Sociedade Brasileira de Pediatria

SBP-Sede

R. Santa Clara, 292 Copacabana - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999

FSBP

Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - Jardim Paulista - São Paulo (SP) - CEP: 01420-006 • 11 3068-8595

SBP-RS

Av. Carlos Gomes, 328/305 - Auxiliadora - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 51 3108-3328

Assessoria de Imprensa

360° Comunicação Integrada (21) 2548-1999 [email protected]