A união de todos pela amamentação!
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem se mostrado extremamente proativa nas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Essa é uma das grandes bandeiras pelas quais batalhamos, em todos os níveis, junto com a mulher que amamenta. Mas não podemos esquecer que precisamos da união de forças de todos os segmentos da sociedade. Com o apoio da família, dos profissionais de saúde, dos empregadores e do Estado conseguiremos garantir às mães condições de amamentar seus filhos até os dois anos ou mais, seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.
Sabemos que existem obstáculos que podem impedir a continuidade da amamentação, sobretudo com relação à mulher trabalhadora. Com base nisso, devemos sensibilizar gestores e empregadores na adoção de medidas de apoio, que incluem a adesão à licença-maternidade de seis meses e a disponibilidade de salas de apoio à amamentação em empresas, por exemplo. Devemos lembrar que os benefícios de amamentar são extremamente importantes para a saúde da mulher e do recém-nascido. O aleitamento materno contribui, ainda, para a redução da mortalidade infantil e neonatal. Também reduz o risco de diabetes, de câncer de mama e de ovário. É sinônimo de vida!
Por isso, é preciso respeitar as leis que protegem este ato. A defesa pela ampliação da licença-maternidade para 180 dias, por exemplo, é uma luta histórica da SBP. Atualmente, também tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal diversos projetos que visam à ampliação da licença-paternidade dos atuais cinco para 15 dias. Consideramos que essas leis devem valer para todas as mães, e não somente para aquelas que trabalham em empresas cidadãs ou no funcionalismo público. O mesmo desejo temos para com os pais.
O aleitamento materno é uma prioridade diária da SBP e estamos empenhados em oferecer aos nossos especialistas um conhecimento amplo sobre os benefícios dessa prática. Por isso, é com muito orgulho que relembro aqui algumas das ações desenvolvidas pela SBP ao longo deste ano. Além do lançamento do book "Dez passos para o pediatra fazer a diferença no processo de amamentação", difundimos uma ampla campanha nas redes sociais, postamos novidades no site Pediatria para Famílias, elaboramos podcasts para a revista Residência Pediátrica, realizamos lives sobre o tema, entre outras iniciativas.
Todas essas atividades foram muito bem-sucedidas e conduzidas com maestria pelos especialistas do nosso Departamento Científico de Aleitamento Materno. É um legado que deixamos para pediatras e sociedade.
Por fim, enfatizo mais uma vez o papel fundamental da amamentação no nosso País e a função social de cada médico nesse processo, “fazendo a diferença”, expressão mote da campanha de 2021 da SBP. Amamentar vale ouro para o presente e para o futuro de nossas crianças. Por isso, precisamos estar preparados para os desafios relacionados ao início e à manutenção do aleitamento. Estou muito otimista pela união de todos os pediatras brasileiros nesse objetivo.
Um forte abraço!
Dra. Luciana Rodrigues Silva
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)