De Norte a Sul do Brasil, as filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se mobilizaram para incentivar o aleitamento materno. As ações fizeram parte do Agosto Dourado, mês que reforça a importância do ato de amamentar para a mulher e o bebê e conscientiza sobre a necessidade de oferecer as melhores condições para as mães que amamentam.
Confira a seguir as atividades promovidas pelo País:
AMAZONAS – No dia 1º de agosto, a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) participou da solenidade promovida pela Secretaria do Estado de Saúde, e no dia 4, na Secretaria Municipal de Saúde, com a presença da presidente da Saped, dra. Adriana Taveira, os membros do DCAM/Saped e dra. Rossiclei Pinheiro, presidente do DCAM/SBP.
No encontro, houve exposição dialogada sobre a importância de reforçar ações sobre o aleitamento materno no pré-natal, na hora do parto e seguimento no alojamento conjunto e ambulatório com ênfase no manejo das dificuldades em até 6 semanas. No dia 8, também ocorreu um mamaço presencial na Cidade da Criança, promovido pela Roda de Mães Baré. A Saped foi representada pela dra. Rossiclei Pinheiro e os membros do DCAM/Saped.
Outra ação foi o podcast com o tema “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”, publicado no dia 4 de agosto no canal do YouTube da Sociedade Amazonense de Pediatria. Já no dia 11, foi realizado o 1⁰ Simpósio e Workshop de Aleitamento Materno Multidisciplinar, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com oficina sobre aleitamento materno com todos os membros do DCAM/Saped.
MARANHÃO - Na programação alusiva ao Agosto Dourado, a Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão (SPPMA) participou de uma solenidade promovida pela Secretaria de Saúde do estado. No dia 2 de agosto, a entidade realizou ainda uma live especial sobre a hora dourada, com a participação das dras. Rossiclei Pinheiro e Ana Paz, presidente e membro do Departamento Científico (DC) de Aleitamento Materno da SBP, respectivamente.
A SPPMA também participou do Simpósio de Aleitamento do Hospital Universitário, no dia 4, com a palestra "Trabalhando o Aleitamento Materno no Pré-Natal - A importância da consulta pediátrica"; e de um evento na Maternidade de alta complexidade do estado, no dia 5.
As ações também incluíram rodas de conversas com gestantes do pré-natal em unidades de saúde. E em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de São Luís e Ligas de Pediatria, foi realizada a abertura do Agosto Dourado e um mamaço, no Parque do Bom Menino, no dia 04 de agosto. A campanha foi encerrada no Parque Rangedor, com a participação dos parceiros, funcionários e famílias.
MINAS GERAIS - A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) promoveu a tradicional Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, que acontece há 18 anos consecutivos. Esta edição foi realizada de 12 a 13 de agosto, no Ramada Hotel, em Belo Horizonte.
PARAÍBA - A Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP) realizou ações educacionais em diversos pontos da cidade com a participação dos Residentes e ligas de Pediatria. Entre as atividades, a instituição criou plantões on-line com engajamento de diversos pediatras; mamaços em parcerias com instituições municipais, estaduais e privadas; live com o dr. Moisés Chencinski, membro do DC de Aleitamento Materno da SBP, com o tema “Como abordar e tratar as principais dificuldades da amamentação no puerpério”; e live com os membros do DC de Aleitamento Materno com duas lactantes que fizeram relato de caso sobre as experiências com a amamentação.
Além disso, foram produzidos vídeos sobre temas da amamentação para o projeto semanal “1 minuto de ouro com o pediatra”; roda de conversa multidisciplinar sobre temas relacionados à amamentação; e palestra sobre o protagonismo do pediatra na amamentação.
PARANÁ - Durante todo o mês de agosto, a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) esteve engajada em uma série de ações educativas para conscientização do aleitamento materno, como a gravação de vídeos sobre mitos e verdades relacionadas à amamentação; a organização de live sobre amamentação; o envio de sugestão de entrevistas para a imprensa; e a solicitação de parceria de campanhas educativas com a Prefeitura de Curitiba, Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), entre outras entidades de classe.
PERNAMBUCO - No dia 15 de agosto, a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) promoveu o XV Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno. Durante o evento, foram debatidos temas como: “O que há de novo na Política Brasileira de Aleitamento Materno”; “Traduzindo conhecimento em prática para ajudar mães e bebês em aleitamento materno”; “Proteção do aleitamento materno: conhecer para agir”; entre outros.
RIO GRANDE DO NORTE - A programação da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) teve início no dia 2, com o “Fórum Municipal da Semana Mundial de Aleitamento Materno - Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”. O evento aconteceu de forma on-line.
No dia 6, a Sopern promoveu o evento “Pediatras potiguares com as famílias”. A atração aconteceu no Parque das Dunas, em Natal, e contou com orientações à população que passeava no local, sobre: aleitamento materno; suporte básico de vida; triagem neonatal; vacinação; e segurança da criança.
Além disso, a entidade conduziu, em parceria com o Hospital Infantil Varela Santiago, o minicurso “Amamentação para Profissionais da Saúde”. A atividade aconteceu de 3 a 31 de agosto, somente nas segundas e quartas, de forma on-line. Na programação, foram debatidos temas como: história da amamentação e as bases fisiológicas; técnica da amamentação; amamentação e a mulher que trabalha; a dor na amamentação; entre outros.
SANTA CATARINA - Para dar luz ao tema, a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) divulgou no Instagram e site da entidade um vídeo promovendo o Agosto Dourado e a Semana Mundial de Aleitamento Materno, no dia 1º de agosto.
SERGIPE - No dia 1º de agosto, a Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) deu início às ações alusivas ao mês com o lançamento da campanha “Ensinando e apoiando o aleitamento materno - Agosto Dourado 2022”, nas redes sociais do Hospital e Maternidade Santa Isabel e da Sosepe. Durante todo o mês, foram lançados vídeos curtos; lives; notas de esclarecimento; respostas às perguntas das seguidoras, sobre: experiência de amamentar, apoio; entre outros.
Já no dia 2, no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracaju (SE), aconteceu o “Trem da Amamentação”, com a participação da equipe multidisciplinar do hospital, presença do DC do Aleitamento Materno da Sosepe e cantores do estado. No dia 3, foi realizado um seminário on-line, organizado pela Secretaria Estadual da Saúde, com palestras e um minicurso sobre manejo e aconselhamento do aleitamento materno.
E, no dia 5, foi realizado no Shopping Jardins um evento em comemoração ao Agosto Dourado, quando ocorreram: um mamaço; shows de cantores locais; trem da amamentação; roda de conversa sobre a experiência das mães; e distribuição de brindes.