AamamentAÇÃO pelo Brasil

Veja o resumo das ações que as filiadas da SBP promoveram em prol da conscientização sobre aleitamento materno 

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mobiliza suas filiadas por todo o País para promover o aleitamento materno. Durante o Agosto Dourado – mês que ressalta a importância do ato de amamentar para a mulher e o bebê – uma agenda especial é realizada de forma presencial e nas redes sociais, para conscientizar os profissionais de saúde e a sociedade em geral sobre os benefícios do aleitamento materno e as formas de promoção e apoio.

A seguir, confira as iniciativas que foram realizadas durante o mês:

Acre – A Sociedade Acreana de Pediatria (SAP) realizou a abertura das ações em prol do Agosto Dourado no primeiro dia do mês. O evento foi direcionado para mães e promoveu conversas e entrega de kits maternidade. Foi promovido ainda o III Seminário Estadual do Aleitamento Materno, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre). As atividades foram encerradas com a promoção de mamaços e rodas de conversa nas maternidades e bancos de leite locais.

Amazonas – A Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) realizou a Oficina de Treinamento para Profissionais de Saúde das Unidades Básicas de Saúde. O encontro ocorreu presencialmente no Centro Universitário FAMETRO, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e contou com a participação de especialistas do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Saped.

Bahia – A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) realizou eventos relacionados ao Agosto Dourado com apoio do Comitê de Aleitamento Materno de Salvador, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Comissão Pastoral da Criança e a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, além de conselhos regionais de diversas categorias profissionais e gestores e profissionais de maternidades de ensino da Universidade Federal da Bahia, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, entre outros.

A programação teve início com o evento “Caminhada no Jardim de Alá”, no dia 6 de agosto, seguindo pelo calçadão em direção ao Centro de Convenções de Salvador com faixas, placas e distribuição de panfletos sobre o incentivo à amamentação. No dia 19 de agosto, profissionais de saúde abordaram os que transitavam na Estação de Transbordo da Lapa, com panfletos, informações sobre o aleitamento materno e sua importância para a saúde da população. Por fim, aconteceu o Seminário do Agosto Dourado, no dia 24 de agosto, em formato híbrido, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Distrito Federal – Durante toda a primeira semana de agosto, a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) fez postagens especiais alusivas ao aleitamento materno. Em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A entidade também realizou um seminário presencial sobre a importância da amamentação.

Espírito Santo – No dia 5 de agosto, a Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe) promoveu o evento “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães que trabalham”, no Parque Botânico Vale. Na oportunidade, aconteceu uma roda de conversa com mães trabalhadoras e uma demonstração de coleta, extração e armazenamento do leite materno, com apoio de especialistas do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Soespe e dos programas de residências médicas em Pediatria e Neonatologia do estado do Espírito Santo.

Goiás – A programação da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP) teve início com o evento “Toda mãe tem direitos! Os desafios da amamentação no retorno ao trabalho”, no dia 8 de agosto. O encontro aconteceu de forma híbrida, presencialmente na Associação Médica de Goiás (AMG) e transmitido pelo canal do YouTube da SGP. 

O Departamento Científico de Aleitamento Materno da SGP também conduziu palestras na sede da entidade, em parceria com a Mantecorp, no dia 19 de agosto. Os especialistas debateram sobre: “Anquiloglossia, consequências na disfunção oral e amamentação”; “Torcicolo congênito e postural x Anquiloglossia”; “É só um piczinho? Quando e como realizar o ato cirúrgico”; e “Over diagnóstico: quais evidências temos”. O evento foi direcionado para pediatras e residentes em Pediatria.

Além disso, a entidade promoveu uma campanha sobre os direitos das mães trabalhadoras que amamentam, por meio da assessoria de imprensa nos veículos locais; e publicou conteúdos informativos sobre o tema ao longo de todo o mês nas redes sociais.

Maranhão – A Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA) apresentou a live “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, no dia 4 de agosto. A ação aconteceu em parceria com o Ministério do Trabalho do Maranhão e abordou os direitos da mulher trabalhadora que amamenta. O encontro contou com a participação da presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, dra. Rossiclei Pinheiro.

Mato Grosso do Sul – As atividades da Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS) tiveram início com o 1º Simpósio Agosto Dourado – Apoie a Amamentação, nos dias 9 e 10 de agosto. O encontro ocorreu presencialmente no Auditório Receita Federal do Brasil e contou com palestras sobre os direitos das mães trabalhadoras que amamentam; direitos da criança; violência obstétrica; papel dos bancos de leite; olhar psicológico para amamentação; manejo clínico da lactação; entre outros.

No fim do mês, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, aconteceu ainda a Jornada Agosto Dourado – Apoie a Amamentação, no Auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD.

Minas Gerais – A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), por meio do seu Departamento Científico de Aleitamento Materno, realizou nos dias 11 e 12 de agosto, a Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais. O evento foi aberto ao público em geral.

Pará – De 9 a 11 de agosto, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) realizou o evento híbrido “Atenção humanizada na atenção perinatal e neonatal”, no auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA).

Durante os dias de evento, especialistas conduziram as palestras “Norma de Atenção Humanizada ao RN de Baixo Peso – Método Canguru”, “Desafios na Nutrição do prematuro”, “Desafios na amamentação do prematuro”, “Orientação sobre amamentação e nutrição”, entre outros.

Paraná – A Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) participou da capacitação sobre a importância do aleitamento materno, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), nos dias 22 e 23 de agosto. O evento também contou com a participação de 200 gestores hospitalares e estaduais dos setores materno-infantil do Paraná, membros da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Cacriad) do Ministério da Saúde e profissionais do estado engajados com a causa do aleitamento. O evento trouxe atualizações sobre a Linha de Cuidado do Aleitamento Materno, os direitos da mulher trabalhadora que amamenta, importância da Golden Hour e oficina de manejo de aleitamento materno.

Paraíba – A programação especial da Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP) teve início no dia 1º de agosto, na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande. Nos dias 18 e 19 de agosto, a SPP também promoveu o 1º Simpósio de Aleitamento Materno, em João Pessoa, com uma série de palestras sobre NBCAL, anquiloglossia, dificuldades na amamentação, nutrição da lactante, entre outros. As atividades foram encerradas com o Grande Mamaço, no dia 27 de agosto, no Parque da Criança, para tirar dúvidas das mães sobre aleitamento materno.

Pernambuco – A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) realizou o XVI Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno, no dia 15 de agosto. O evento aconteceu no Auditório Alice Figueira, com apoio do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.

Rio Grande do Norte – No dia 24 de agosto, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) realizou o III Fórum Municipal de Aleitamento Materno de Natal/RN, com o tema “Apoie a Amamentação: faça diferença para mães e pais que trabalham”. O encontro presencial aconteceu no Centro Universitário do Rio Grande do Norte.

Rio de Janeiro – A programação da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj) começou com o VI Workshop de Aleitamento Materno, no dia 16 de agosto. O evento presencial aconteceu no Instituto de Educação Médica. No dia seguinte, a entidade também promoveu a live “Vozes da amamentação” sobre a importância do aleitamento materno e as questões envolvidas no estímulo. As ações foram encerradas com a “SMAM na Comunidade”, realizada presencialmente no Palácio do Catete, no dia 19 de agosto.

São Paulo – A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) realizou o evento “Café da Manhã com o Professor - Faça a Diferença: Possibilite a amamentação para pais que trabalham”, no dia 5 de agosto. O encontro presencial – destinado para pediatras e outros profissionais de saúde – aconteceu no auditório da entidade.

No dia 31 de agosto, a SPSP promoveu a live “O que podemos melhorar para o Sucesso da Amamentação”. O encontro foi aberto a pediatras e interessados no tema e abordou as ações necessárias para estímulo à amamentação; marketing abusivo da indústria de alimentos; entre outras questões.

Santa Catarina – Entre as atividades planejadas pela Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) estavam a veiculação de vídeo e artigo sobre a importância do apoio à mulher trabalhadora que amamenta. Os conteúdos foram divulgados nas redes sociais da entidade.

De 8 a 10 de agosto, a SCP participou do II Simpósio UNISUL de Aleitamento de forma online. No encontro, os especialistas abordaram o papel da amamentação; a importância do apoio às famílias que amamentam no retorno ao trabalho; o direito da mulher trabalhadora e da estudante que amamenta; entre outros.

Sergipe – As ações da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) iniciaram já no dia 26 de julho, com a palestra “Direitos da mulher trabalhadora que amamenta”, na Maternidade Lourdes Nogueira, em Aracaju. No dia 1º de agosto, aconteceu uma roda de conversa com profissionais e puérperas no Hospital Maternidade Santa Isabel, com o tema “Amamentar e Trabalhar: Quais os desafios?”.

As atividades no hospital ocorreram de 2 a 7 de agosto e incluíram atividades setoriais, como a roleta da amamentação; Dia do Mamaço do Bloco Neonatal; e cantinho da amamentação. No dia 2 de agosto, também foi realizada a live “O que falta na legislação brasileira para proteger a amamentação?” no Instagram da Câmara dos Vereadores.

No dia 3 de agosto, profissionais e acadêmicos da área da saúde puderam acompanhar o VII Seminário Estadual de Aleitamento Materno, no Auditório Uninassau, com debates sobre repercussões na saúde materna e infantil baseados nas políticas públicas. Nos dias seguintes (4 e 5 de agosto), os shoppings Riomar e Jardins realizaram o Movimento Mamaço.

Já na Rede de Banco de Leite Marly Sarney foram conduzidas uma programação especial durante o mês de agosto, com rodas de conversa para mães (8 de agosto); palestras com profissionais da Estratégia de Saúde da Família para promover o aleitamento (10 de agosto); roda de conversa com gestantes (16 de agosto); palestra “Faça a diferença para as mães e pais que trabalham”, na Faculdade Estácio de Sá (23 de agosto); e evento na Câmara de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro, com o tema “Apoiar o aleitamento materno como uma responsabilidade vital para a saúde pública” (29 de agosto).

A programação foi encerrada com a live no Instagram da Sosepe, no dia 30 de agosto; e a palestra “Perspectivas da amamentação das mães trabalhadoras”, no auditório da Universidade Tiradentes, no dia 31 de agosto. 

Tocantins – A Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP) promoveu uma campanha de arrecadação de frascos para doação de leite materno durante o mês de agosto, com apoio do Banco de Leite Humano do Tocantins. A iniciativa foi conduzida no Banco de Leite do Hospital Dona Regina e Hospital Geral de Palmas, e contou com a divulgação e estímulo pelas redes sociais da STOP.


Sociedade Brasileira de Pediatria

SBP-Sede

R. Santa Clara, 292 Copacabana - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999

FSBP

Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - Jardim Paulista - São Paulo (SP) - CEP: 01420-006 • 11 3068-8595

SBP-RS

Av. Carlos Gomes, 328/305 - Auxiliadora - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 51 3108-3328

Assessoria de Imprensa

360° Comunicação Integrada (21) 2548-1999 [email protected]