Não há nada melhor para a saúde atual e futura das crianças do que receber exclusivamente leite materno nos primeiros seis meses de vida. É o que afirma a secretária do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (DCAM/SBP), dra. Lélia Cardamone Gouvêa.
Em entrevista ao SBP AmamentAÇÃO, dra. Lelia ensina como as mães podem extrair, armazenar e utilizar o leite materno. Como mote da campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) deste ano, que destaca o apoio à mulher trabalhadora que amamenta, a especialista explica o passo a passo para extração, armazenamento e uso do leite durante o retorno ao trabalho e demais momentos em que a mãe precisa se afastar. Confira a seguir.
SBP AMAMENTAÇÃO – Qual o passo a passo para extrair, armazenar e posteriormente utilizar o leite humano?
Dra. Lélia Cardamone Gouvêa (LCG) – Inicialmente, é preciso destacar que a prática de extração manual do leite materno é uma alternativa mais confortável, mas se a mãe desejar pode utilizar as bombas manuais. A prática pode ser utilizada para retirada de leite para armazenar e oferecer ao bebê quando a mãe retorna ao trabalho ou precisa se afastar por um tempo. Para a retirada do leite com segurança, o procedimento deve ser feito em local limpo, sem a presença de animais, que atenda às recomendações básicas de higiene e possibilite à mãe sentar e ter uma mesa ou aparador de apoio para realizar os seguintes passos:
Para utilizar o leite, se estiver congelado, descongele no próprio frasco em banho-maria. Quando a água do banho-maria atingir a temperatura do corpo, desligue o fogo. O frasco deve ser agitado suavemente na água morna até que se desmanche todo o gelo e ele fique completamente líquido. O leite materno descongelado será mantido na geladeira e então será amornado em pequenos volumes para ser dado ao bebê. Atenção: o leite que foi amornado e não utilizado será desprezado. Na próxima oferta do leite ordenhado, repetir o processo a partir do frasco de leite descongelado e mantido na geladeira sempre na prateleira mais próxima do congelador.
SBP AMAMENTAÇÃO – Quanto tempo esse leite pode ficar guardado? Em que local?
(LCG) – O leite materno extraído (ordenhado) pode ficar na geladeira por 12 horas (na prateleira mais próxima do congelador) e congelado por 15 dias no freezer sem perder suas qualidades de nutrição e características essenciais para o desenvolvimento do bebê. Depois de descongelado, o leite humano deve ser mantido sob refrigeração, em temperatura máxima de 5°C, por até 12 horas.
SBP AMAMENTAÇÃO – Quais as desvantagens do uso de fórmulas em comparação ao aleitamento materno?
(LCG) – O uso de fórmula necessita de preparo e este processo pode ser uma fonte de contaminação. Além de ser um produto lácteo de outra espécie que não contém os fatores de defesa do leite materno, que é um líquido vivo e dinâmico que muda sua composição de uma mamada para outra, conforme as necessidades do bebê sendo ofertado na melhor das embalagens e na temperatura ideal direto para o consumidor sem intermediários ou custo extra para a família. Geralmente, a fórmula é oferecida em mamadeira e caso o bebê ainda esteja mamando o peito, isso poderá levar ao desmame por confusão de bicos. Precisamos destacar os benefícios do leite materno, que é o alimento mais importante no início da vida de um bebê e fará uma enorme diferença em sua saúde, para o resto da vida. Não há nada melhor para a saúde atual e futura das crianças do que receber exclusivamente leite materno nos primeiros seis meses de vida e depois manter o leite materno junto com alimentos saudáveis, até dois anos de idade ou mais. Somente o leite materno é capaz de proteger os bebês contra infecções; alergias; doenças crônicas no futuro como diabetes, obesidade, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares; e até diminuir a chance de desenvolver alguns tipos de câncer, como leucemias. Podemos dizer ainda que o leite materno tem os nutrientes na quantidade e qualidade exatas que o bebê precisa em cada idade e em cada momento da vida. É um leite “vivo”, também conhecido como “sangue branco”, com capacidade de variar sua composição no decorrer de uma mamada, sempre de acordo com as necessidades do bebê. Já a fórmula, não se modifica, é sempre igual desde o começo até o final da mamadeira.
SBP AMAMENTAÇÃO – De que forma o pediatra pode orientar as mães para que abordem a questão do armazenamento do leite materno nas creches e a melhor forma de oferecê-lo ao seu filho?
(LCG) – Os pediatras podem passar as seguintes orientações: a mãe que irá trabalhar fora, no dia seguinte, antes de dormir, pode retirar o frasco de leite do freezer do seu estoque de até 15 dias e colocar na geladeira, na prateleira mais próxima ao congelador. De manhã, após dar de mamar e se preparar para levar seu filho para a creche, deve colocar o frasco do seu leite, que será oferecido na sua ausência, em uma bolsa térmica até a creche. Lá, ficará armazenado na geladeira para ser oferecido para seu filho. É preciso explicar para a equipe da creche que o leite materno não deve ser fervido e nem aquecido no micro-ondas; e o utensílio para o oferecimento do leite deve ser esterilizado, assim como realizado com o frasco antes da retirada do leite. Para oferecer o leite ao bebê, agite suavemente o frasco que estava na geladeira para misturar bem; abra o frasco e coloque um pouco do leite que foi retirado do peito em copo ou xícara limpos previamente esterilizados, onde o volume de leite que será consumido será amornado em banho maria com o fogo desligado até a temperatura corporal. O copo com o leite que será ofertado deve ser agitado suavemente na água morna. O volume que restar do leite amornado e que o bebê não consumir deve ser descartado.