No Brasil, o Agosto Dourado 2024 foi marcado por inúmeras atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, realizadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Nesta edição, a iniciativa foi norteada pelo tema “Amamentação: apoie em todas as situações”, destacando a necessidade de reduzir as desigualdades e disseminar a prática do aleitamento materno entre todos os grupos, incluindo os mais vulneráveis (a exemplo de lactantes em estado de calamidade pública, refugiadas, em privação de liberdade, entre outras).
ACESSE AQUI A PÁGINA DA CAMPANHA AGOSTO DOURADO 2024
No dia 1, a secretária-geral da SBP, dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, e a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP (DCAM-SBP), dra. Rossiclei Pinheiro, representaram a entidade durante o lançamento da campanha nacional de amamentação 2024, promovida pelo Governo Federal.
LIVES - No mesmo dia (1), à noite, a SBP organizou uma live exclusiva para os pediatras sobre o tema “Dificuldades no manejo da amamentação e o apoio do pediatra”. O encontro on-line foi transmitido pelo site da entidade, com a participação dos membros do DCAM-SBP.
No dia 8 de agosto, o Grupo de Trabalho Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa também promoveu um webinar, aberto a todos, a respeito das experiências em aleitamento materno nos países lusófonos. No dia 15 de agosto, foi a vez das ligas de Pediatria se reunirem em um evento virtual e exclusivo para debater “Como evitar o desmame precoce”.
Em 26 de agosto, os pediatras discutiram o tema “O impacto do aleitamento materno no desenvolvimento do prematuro”. Além disso, no dia 27 de agosto, houve uma live especial destinada às mães e aos familiares. Na oportunidade, esteve em discussão o “Apoio à amamentação: conhecendo mais seus direitos e esclarecendo dúvidas”.
No dia 29 de agosto, uma edição especial do Famílias em Pauta, também abordou o tópico “Como apoiar a amamentação em diferentes situações”. Os convidados foram os drs. Leandro Meirelles Nunes, Rossiclei Pinheiro e Vanessa Macedo Fuck.
PUBLICAÇÕES - Como parte das comemorações, a SBP lançou também o e-book “Proteção legal ao aleitamento materno”. O documento dá mais visibilidade ao tema e traz esclarecimentos a respeito da Lei 11.265/2006 (NBCAL), que regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e outros produtos que podem interferir no sucesso da amamentação. A SBP preparou ainda uma atualização do “Guia Prático de Aleitamento Materno”, de 2020, e o lançamento do documento científico “Aleitamento materno e alergia alimentar".
Por fim, a campanha contou com uma sequência de quatro episódios inéditos do Ped Cast SBP. Com foco nas famílias brasileiras, os programas versaram sobre “NBCAL”; “Amamentação na consulta do pré-natal”; “Amamentação do lactente com baixo ganho de peso ou sem ganhar peso”; e “Apoio à amamentação: quando o bebê é internado”. Já o podcast RP Convida, da Revista Residência Pediátrica, apresentou dois assuntos voltados à atualização do pediatra: “Crise transitória da lactação”; e “Lactogestação”.