As filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se mobilizam por todo o País para incentivar e reforçar a importância do aleitamento materno. As ações fazem parte do Agosto Dourado, mês oficialmente instituído no Brasil em benefício da amamentação tanto para a mulher quanto para o bebê, além de conscientizar sobre a necessidade de oferecer as melhores condições para as mães que amamentam.
Confira a seguir a lista com as atividades de cada estado:
AMAZONAS – A Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED), por meio do seu Departamento de Aleitamento Materno, divulgou em seu Instagram (@saped.am) vídeos educativos sobre aleitamento materno.
DISTRITO FEDERAL – Durante todo o mês de agosto a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) publicou posts informativos em seu Instagram (@spdf_oficial), além da veiculação de vídeos de testemunhos de pacientes com limitações diversas e o contexto da amamentação, abordando o tema da SMAM 2024. Entre os dias 19 e 23 de agosto, a SPDF realizou e apoiou a Secretaria de Saúde do Distrito Federal no IX Seminário de Aleitamento Materno e IV Seminário de Alimentação Complementar do DF.
ESPÍRITO SANTO – A Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe) realizou, de forma online, a live “Semana Mundial de Aleitamento Materno”, no dia 6 de agosto, às 19h, em parceria com a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP). No dia 8 de agosto, às 19h, foi realizado, pelo Youtube, uma live com participação das residências médicas de pediatria e neonatologia do Estado. Além disso, durante todo o mês de agosto, os membros do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Soespe promoveram eventos em seus locais de trabalho (hospitais, maternidades e bancos de leite).
MARANHÃO - A Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão (SPPMA) promoveu aula para os residentes de pediatria sobre "Apoio a amamentação para todos"; ação em sala de espera na Defensoria Pública do Estado. Além disso, participou na abertura do I Seminário da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS); e em oficinas e rodas de conversas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas, em parceria com SEMUS, curso de enfermagem do HU-UFMA e Ligas de Pediatria HU-UFMA. Ocorreu ainda participação em podcast do CRM-MA sobre o Agosto Dourado.
MINAS GERAIS – Nos dias 2 e 3 agosto, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou a XX Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, no Centro de Convenções da AMM, em Belo Horizonte. Durante o evento foram debatidos temas como sono e amamentação; impacto do método canguru sobre o aleitamento materno; a consulta pediátrica pré-natal; amamentação e uso de cigarros eletrônicos e drogas de abuso; e mais. O Simpósio conta com apoio da Unimed – BH.
GOIÁS – A Sociedade Goiana de Pediatria (SGP) promoveu eventos online e presenciais sobre a temática ao longo do mês. Entre as atividades estiveram ações educativas e posts sobre o Agosto Dourado e uma roda de conversa com as mães. Houve ainda um simpósio sobre amamentação: formação das futuras gerações de médicos, público, estudantes e médicos recém-formados.
PARÁ – A Sociedade de Pediatria do Pará (Sopape), em parceria com as Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), realizou o evento “Atenção humanizada ao RN com ênfase em aleitamento materno”. A atividade ocorreu entre os dias 6 e 9 de agosto, das 13h às 19h, no Auditório do CTES na FSCMPA, em Belém, e com transmissão online.
PARANÁ – A Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) promoveu no dia 7 de agosto, às 20h, a live “Como apoiar a amamentação em todas as situações – um desafio.
Já no dia 10 de agosto foi o dia da atividade “Agosto Dourado no Parque”, com objetivo de promover a conscientização sobre a importância e benefícios da amamentação materna, orientações sobre vacinação, obesidade, uso de protetor solar, entre outros. O evento ocorreu no Parque Barigui, em Curitiba, das 9h às 13h, e contou com a presença de especialistas da SPP e alunos de medicina.
PERNAMBUCO – A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), em parceria com o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), promoveu no dia 14 de agosto, das 7h30 às 17h30, no Espaço Ciência e Cultura do IMIP, o “XVI Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno”. Além disso, durante todo o mês de agosto foram elaborados cards para divulgação e promoção da amamentação nas redes sociais da Sopepe.
RIO GRANDE DO NORTE - A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (SOPERN), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, realizou o IV Fórum Municipal de Aleitamento Materno de Natal/RN - Amamentação: apoie em todas as situações. A atividade, que é voltada aos profissionais da SMS de Natal, foi realizada no dia 27 de agosto, das 8h às 13h, no Auditório UNIFACEX (situado à Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 540 - Petrópolis, Natal/RN).
RIO GRANDE DO SUL - Nos dias 5 e 6 de agosto, das 9h às 17h, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), produziu o evento “4º Agosto Dourado”, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Entre os temas abordados estiveram aleitamento materno e acessibilidade; amamentação no contexto das calamidades; atualizações do aleitamento materno em situações envolvendo o HIV; e mais. A atividade conta com a parceria do Comitê de Aleitamento Materno do HCPA.
RONDÔNIA – A Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero) promoveu no dia 6 de agosto, às 14h30, na maternidade do Hospital de Base Ary Pinheiro, a distribuição de lembranças para as mães, lanches e palestras sobre a importância do aleitamento materno, e a importância da dieta adequada das nutrizes. O evento contou com parceria da Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia e do Hospital de Base Ary Pinheiro.
RORAIMA - A Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP) promoveu diversas ações ao longo do mês, em parceria com o Governo do Estado, SESAU - Roraima e Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Entre as atividades previstas estavam a exposição fotográfica "Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos"; a realização do minicurso de manejo clínico em aleitamento materno; ações educativa denominadas "Blitz da amamentação" com os internos de medicina em diversos locais e instituições ao longo de todo o mês; a promoção de Mamaço, no Mirandinha, no dia 24 de agosto, a partir das 17h.
SANTA CATARINA – Os Departamento Científicos de Aleitamento Materno das Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) e Sociedade Espiritossantense Pediatria (Soespe) promoveram no dia 06 de agosto, às 20h, a “Live SMAM 2024 - Apoio ao Aleitamento Materno em qualquer situação”. A atividade foi transmitida no youtube “DCAM Soespe” e contou com palestras sobre “Amamentação em Situações de Hospitalização em crianças” e “Amamentação em UTI neonatal”.
Além disso, no dia 08 de agosto, das 8h às 16h, a entidade também realizou o VI Seminário Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí, em Blumenau, em parceria com o SUS e o IBFAM. Já no dia 12 houve ainda a XIII Jornada de Perinatalogia da Maternidade Darcy Vargas, no Teatro Juarez Machado, em Joinville. O evento foi promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville. Por fim, ocorreu ainda, no dia 16, o III Simpósio Interligas de Aleitamento Materno - Reduzindo a lacuna: Apoio à amamentação para todos, realizado em parceria com a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.
SERGIPE – No dia 2 de agosto, das 10h às 22h, a Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe), realizou no Shopping RioMar, em Aracaju, a “Abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno e Mamaço”, com palestras e relatos de mães sobre o tema. A atividade contou com participação da Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Unit, Bancos de Leite e Maternidades Santa Isabel e Lourdes Nogueira. Além disso, a filiada ainda apoiou diversas atividades ao longo do mês no Estado.
SÃO PAULO – A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), por meio de seu Departamento Científico de Aleitamento Materno e sua Diretoria de Cursos e Eventos, promoveu no dia 3 de agosto, das 8h30 às 12h, o “Café da manhã com o professor – Amamentação: apoio em todas as situações – Juntos pela amamentação – Agosto Dourado”, de forma híbrida. Os interessados puderam participar do evento de forma online, na plataforma SPSP Educa, ou no auditório da filiada, na capital paulista. O objetivo foi atualizar e incentivar a prática do aleitamento materno para pediatras e outros profissionais.
Já no dia 27 de agosto, entre 19h30 e 21h, foi promovido o “Encontro com o Especialista – A vulnerabilidade na amamentação de bebês sadios – Juntos pela amamentação – Agosto Dourado”, de forma online.