O SBP AmamentAÇÃO desse ano é especial e traz consigo uma marca única: sua 30ª edição. Isso mostra o quão prolífico e importante este informativo se tornou ao longo dos anos, se consolidando como um meio de apresentar aos pediatras e à população as ações que a SBP e suas filiadas têm feito em prol do aleitamento materno. A publicação surgiu em 2005 com objetivo de incentivar o trabalho de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno por todo o País, por meio das filiadas e seus departamentos, assim como falar sobre as ações governamentais e ONGs.
Inicialmente, era distribuído como encarte do SBP Notícias e, desde 2010, vem sendo divulgado de forma on-line, com inovações anuais para se adequar à realidade do momento. Ao longo dos anos, pudemos apresentar e promover muitos momentos históricos e únicos, tanto para a SBP quanto para a sociedade civil. Entre eles, a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias; a criação das salas de apoio à amamentação nas empresas; o importante trabalho dos Bancos de Leite Humano e a instituição do Agosto Dourado, por exemplo. Também vimos diferentes temas passarem pela Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM).
Momentos diferentes nos trouxeram obstáculos novos e nunca deixamos de lutar, mesmo nas adversidades impostas ao nosso cotidiano. Por isso, seguimos atuantes e em defesa do aumento da licença-paternidade de cinco para 20 dias para empregados de empresas no Programa Empresa Cidadã. Atualmente, o Projeto de Lei 3.773/2023, que propõe estender a licença-paternidade para até 75 dias, está sob análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Essa regulamentação é fundamental para que possamos reforçar, ainda mais, a importância da presença do pai na amamentação, isto é, no apoio à mãe e filho neste momento tão importante de suas vidas. Sabemos que a presença do pai fortalece os laços familiares e apoia a mãe fisicamente e emocionalmente, o que pode facilitar o aleitamento materno. Além disso, estudos científicos destacam os benefícios da amamentação para a saúde e o desenvolvimento emocional do bebê, enfatizando a necessidade de um ambiente familiar cooperativo que inclua o pai nas rotinas diárias.
Por isso, quando pensamos no tema deste ano “Amamentação: apoie em todas as situações”, que norteou os esforços por todo o Brasil e mundo, temos que falar de ampliação de acesso à informação, da criação de oportunidades de diálogo e, mais do que nunca, de como o pediatra deve se manter esclarecido sobre as atualizações científicas. Somos responsáveis por conversar com os pais desde a gestação, no que é conhecido como consultas de puericultura. Esse diálogo é primordial para que os pais possam tirar suas dúvidas e sejam aconselhados sobre as melhores práticas com o recém-nascido, entre elas, a amamentação.
Falar sobre aleitamento materno nem sempre é simples e traz consigo muitos mitos, intromissões de amigos e familiares, e informações que carecem de evidências científicas. Portanto, os pediatras devem estar munidos de dados verídicos, recentes e que possam ser apresentados de forma simples e direta aos pais. Durante cada consulta, é essencial indagar sobre o andamento da amamentação, identificar possíveis dificuldades e, sobretudo, sugerir ajustes que sejam acolhedores e considerem o contexto familiar.
É certo que nem todas as famílias possuem as mesmas condições financeiras e sociais, mas devemos sempre orientar nossos pacientes baseados no que é melhor para a sua saúde. Por isso, estar atualizado sobre as discussões mais recentes da medicina é fundamental. Só assim seremos capazes de oferecer às famílias recomendações cientificamente embasadas e adaptadas à realidade de cada família.
Pediatras, nós somos agentes de transformação para um mundo mais humanitário, igualitário, engajado e que busca soluções criativas e inovadoras. Podemos promover a mudança em cada atendimento em nossos consultórios, hospitais e ambulatórios. Vamos todos juntos abraçar essa importante missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno!
Aleitamento materno, cláusula pétrea da SBP.
Dr. Clóvis Francisco Constantino
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)