Em parceria com a OVG, Unimed e Cremego, entidade reforça importância do aleitamento materno. Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 53% das crianças brasileiras são amamentadas até o primeiro ano de vida
Com a chegada da segunda quinzena da campanha Agosto Dourado, a SGP (Sociedade Goiana de Pediatria), em parceria com instituições como OVG (Organização das Voluntárias de Goiás), Unimed Goiânia e Cremego (Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás), promove ações que buscam incentivar o aleitamento materno.
Na próxima quinta-feira, 15, pediatras da SGP e especialistas em amamentação vão participar da roda de conversa “Leite materno: o alimento de ouro”, no Espaço Sinta-se Bem, da Unimed, a partir das 18h. A entrada é gratuita e aberta ao público. O encontro vai discorrer sobre aspectos práticos da amamentação e orientar sobre postura correta, pega e sucção.
Já no dia 22, o bate-papo será voltado para as mães adolescentes do projeto Meninas de Luz da OVG. Com apoio da entidade, pediatras da SGP trarão dicas e orientações às futuras mamães. “A gravidez nesta fase da vida traz inúmeros desafios, mas com conhecimento e apoio essa missão se torna um pouco mais leve. Por isso, levaremos uma equipe de especialistas com amplo conhecimento no assunto para mostrar que apoiar a amamentação é oferecer um futuro mais saudável para as crianças”, detalha Simone Ramos, coordenadora do departamento de Aleitamento Materno da SGP.
Para fechar as ações do Agosto Dourado, Cremego e SGP promoverão a primeira edição do Simpósio de Aleitamento Materno. O evento, destinado a médicos, residentes e estudantes de medicina, acontece no dia 31, das 08h às 12h30, na sede do Cremego. “Aqui voltaremos nossas atenções às atualizações sobre amamentação. Na programação vamos falar do papel do profissional de saúde no suporte ao aleitamento materno, hora de ouro, desafios e dificuldades na amamentação e também mitos e verdades sobre o assunto”, finaliza Simone.
Importância da amamentação
O aleitamento materno feito de forma correta nos primeiros meses de vida é crucial para o desenvolvimento saudável do bebê. De acordo com dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, realizado pelo Ministério da Saúde, 53% das crianças brasileiras são amamentadas até o primeiro ano de vida. A amamentação exclusiva com leite materno até os seis meses alcança 45,7%, e até os quatro meses, 60%.
Fonte: Assessoria de comunicação/ SGP
Endereço: Edifício Buriti Center, 12º andar, salas 1201-1203, Alameda dos Buritis, nº 408, Centro – Goiânia (GO)
Telefone: (62) 3251-5175
E-mail: [email protected]