Apesar da redução, gravidez na adolescência representa 14% dos partos no Brasil

SGP faz alerta sobre a importância de pediatras falarem sobre educação sexual durante consultas 

Em meio às discussões em torno da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência - 1º a 8 de fevereiro - a SGP (Sociedade Goiana de Pediatria) se dedica a esclarecer para a população a importância do pediatra na prevenção da gestação precoce. O objetivo da entidade é mostrar que o profissional que acompanha o desenvolvimento de crianças e adolescentes também deve ser incluído nas medidas preventivas que contribuem para a redução no número de casos.  

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2022, houve uma redução de 18% no número de gestações na adolescência. Ainda assim, são 380 mil partos em que as mães são meninas de até 19 anos, o que representa 14% dos nascimentos no Brasil. Para especialistas, a ocorrência da gravidez na adolescência é resultado de um somatório de fatores como falta de informações, evasão escolar, mal uso do preservativo e início precoce da vida sexual.

Presidente da SGP, a pediatra Valéria Granieri, explica que a prevenção da gravidez na adolescência é uma tarefa não só da família, mas da escola e da comunidade médica. “É primordial que o pediatra, durante a consulta, fale sobre educação sexual. Explicar sobre o uso de preservativos e sobre as consequências de ter um filho na adolescência pode evitar gestações indesejadas”, reforça.

A taxa de nascimentos de crianças filhas de mães entre 15 e 19 anos é 50% no Brasil é  maior do que a média mundial.  Em Goiás, a realidade não é diferente. Entre 2020 e 2022, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde) de Goiás, quase 30 mil adolescentes se tornaram mães.

Por falar em consequências, toda gravidez na adolescência é considerada de risco, especialmente abaixo de 16 anos. “Má formação fetal, aborto espontâneo, anemia, eclampsia, bebê com baixo peso podem ser alguns dos desdobramentos. Sem falar na depressão pós-parto e na interrupção do ensino regular”, detalha Granieri.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2019.

Nossos Endereços



Endereço: Edifício Buriti Center, 12º andar, salas 1201-1203, Alameda dos Buritis, nº 408, Centro – Goiânia (GO)

Telefone: (62) 3251-5175

E-mail: [email protected]