Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, comemorado nesta quarta-feira (18), chama a atenção para os sinais do problema
O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum na infância. Pode ser hereditário ou não e afetar os dois olhos ou apenas um deles. O diagnóstico precoce é fundamental, pois seu atraso diminui as chances de cura do paciente. Quando diagnosticado precocemente, o retinoblastoma é uma doença altamente curável, com a preservação da visão e da vida da criança.
Sintomas
Um dos principais sintomas é a leucoria, um reflexo branco na pupila que muitas vezes só é notado sob luz artificial ou em foto. Esse sintoma surge em situações mais avançadas.
A criança também pode apresentar sensibilidade à luz (fotofobia), dificuldade visual, estrabismo e proptose, que significa a protusão do olho, como se estivesse saindo para fora.
Diagnóstico
Todo bebê deve fazer o Teste do Olhinho após o nascimento e repeti-lo com frequência até os 5 anos, faixa etária mais atingida pelo retinoblastoma. O exame é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Tratamento
Os tumores pequenos podem ser tratados com métodos especiais, como laserterapia e crioterapia, que permitem que a criança continue a enxergar normalmente. Nos casos mais avançados, pode haver a necessidade de retirada do olho (enucleação) e a criança pode precisar de quimioterapia e/ou radioterapia.
Setembro Dourado
Além de ser conhecido pela cor amarela, em alusão à prevenção do suicídio, este mês também representa o alerta e conscientização para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil através da nomenclatura de Setembro Dourado. O movimento que engloba o retinoblastoma como parte desses tipos de câncer conta com o apoio da SBP.
Fonte: Departamento de Oncologia e Hematologia da SGP
Endereço: Edifício Buriti Center, 12º andar, salas 1201-1203, Alameda dos Buritis, nº 408, Centro – Goiânia (GO)
Telefone: (62) 3251-5175
E-mail: [email protected]