Evento foi realizado na UBS Santo André, em Aparecida de Goiânia, em celebração ao Agosto Dourado
A SGP (Sociedade Goiana de Pediatria) foi uma das entidades convidadas para uma roda de conversa na Unidade de Saúde da Família Santo André, em Aparecida de Goiânia. O evento foi realizado no dia 4 de agosto, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada na primeira semana de agosto, de 1º a 7 do mês.
O bate-papo foi em celebração ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o tema da conversa foi mitos e verdades durante a amamentação.
Participaram do evento 25 gestantes, a SGP, representantes da SES Goiás e alunos de medicina da UniRV (Universidade de Rio Verde, Campus Aparecida de Goiânia). De acordo com a coordenadora do Departamento de Aleitamento Materno da SGP, a pediatra Simone Ramos, essa foi uma oportunidade importante para tirar dúvidas. “As gestantes esclareceram várias questões sobre amamentação. Por exemplo, muitas mães perguntaram sobre a amamentação como fonte de alimento exclusivo para o bebê até os seis meses de vida.”
O bate-papo durou cerca de três horas e mais de 40 perguntas foram respondidas. Ainda segundo Simone Ramos, as gestantes também falaram sobre produção de leite, fissura, mastite e a pega correta. Na ocasião, foi servido um café da manhã para as participantes do evento. Neste ano, além de reforçar o valor da amamentação nos primeiros meses de vida, o Agosto Dourado pretende enfatizar a importância de uma rede de apoio para o fortalecimento do aleitamento materno. O lema escolhido é “Fortalecendo a amamentação: educando e apoiando”.
Ao longo do mês, a SGP promove uma série de lives educativas e informativas no Instagram da Sociedade, sempre às quartas-feiras, às 20h.
Benefícios do aleitamento materno
Além de aumentar o laço afetivo entre mãe e filho, o leite materno dado ao bebê após o parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.
Ao ser amamentada, a criança é protegida contra doenças, tem a formação incorreta dos dentes e problemas na fala prevenidos e obtém melhor desenvolvimento e crescimento. Um outro bônus é que além de ser um alimento completo, o leite materno dispensa água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.
Sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno e Agosto Dourado
A campanha envolvendo a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Agosto Dourado é coordenada no país pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com o apoio das afiliadas regionais (no caso de Goiás, a SGP).
Endereço: Edifício Buriti Center, 12º andar, salas 1201-1203, Alameda dos Buritis, nº 408, Centro – Goiânia (GO)
Telefone: (62) 3251-5175
E-mail: [email protected]