HISTÓRICO
A Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP), filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – RJ, foi fundada na década de 60 como Departamento de Pediatria da Sociedade de Medicina de Alagoas, tendo como 1º Presidente o Dr. Adail Freire Pereira.
Em 16 de fevereiro de 1978, a Diretoria publicou o Estatuto da Sociedade Alagoana de Pediatria no Diário Oficial do Estado, onde ficou constituída uma entidade civil, particular, sem fins lucrativos.
Dos anos posteriores até 1989, não se tem nenhum documento em arquivo relatando a história da SAP. Sabe-se que, em 10/1984, houve uma reunião científica e que desde julho de 1988 a Sociedade encontrava-se acéfala. Em 11/89, foi instalada a Regional de Arapiraca, presidida pelo Dr. Antônio Gilson da Silva Belo, porém não conseguiu sobreviver.
Na tentativa de reestruturar a Sociedade Alagoana de Pediatria, em Maceió, em 01/05/89, criou-se uma comissão provisória com a finalidade de revisar e aprovar um novo estatuto, montar uma sede administrativa e reorganizar o quadro social.
Em 30/03/1990, o Estatuto da SAP foi registrado em cartório. Desde então a Sociedade Alagoana de Pediatria permanece ativa, tendo com atual presidente a Dra. Ana Carolina de Carvalho Ruela Pires.
As suas eleições são realizadas por escrutínio secreto, a cada 02(dois) anos, os membros da diretoria não auferem honorários, no exercício de seus cargos.
A SAP é regida pelo seu Estatuto e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis. É mantida com os valores das anuidades pagas pelos seus sócios, quantias arrecadadas nas inscrições de Cursos, Jornadas, Congressos, eventos diversos, e ainda, patrocínio de laboratórios e de órgãos interessados na promoção científica dos Pediatras.