A XVIII Jornada Alagoana de Pediatria, realizada pela Sociedade Alagoana de Pediatria e iniciada na última sexta-feira (04), no Hotel Maceió Atlantic Suítes, também trouxe temas como a importância do marketing para os médicos, mostrada na palestra 'Marketing, porque não?', ministrada por Bruno Trevisan Rosa, dentista, especialista em marketing e conhecido como o encantador de pacientes.
Falando sobre sua atuação em 21 estados e em Portugal, ele começou a palestra abordando o conceito de marketing com base em dois pilares: credibilidade e ética. Ele também lembrou que é importante levar em conta as mudanças do mercado.
"Só existimos porque o nosso paciente existe. Marketing não é só Instagram. É o mercado em continuidade. Temos que entender o mercado que sempre se modifica. Entendendo isso, poderemos utilizar o marketing na nossa vida, dia a dia e na profissão", afirmou.
Bruno Trevisan Rosa ainda falou sobre o telefone como uma das maiores inovações na comunicação no século XX e que mudou a relação do médico com o paciente. "Antes do telefone era tudo pessoalmente, até para marcar consulta e acompanhar o paciente. Após 1952 que ele começou a se popularizar e ajudar o médico", pontuou.
No século XXI, outra inovação transformou essa relação: a Internet, o que também trouxe inovação e necessidade de transformação. "Com essa inovação (que trouxe uma queda do uso do telefone) precisamos reformular alguns processos como o uso do e-mail. Com ele, você pode encontrar o cliente em várias bases de dados, principalmente após a queda do uso do telefone, quando alguns números deixaram de ser utilizados", contou.
Bruno ainda destacou os smartphones como substituto de vários itens como os jornais impressos, o que mudou diversos costumes e, com as redes sociais, as pessoas passaram a acompanhar as outras na Internet e buscando uma imagem perfeita.
"Isso transformou o mercado da saúde e da estética, porque as pessoas se veem mais e querem mudar. As empresas hoje querem entender como chamar atenção. O cliente não quer ver mais TV na recepção do consultório. Ele quer tomada e WI-FI. As coisas estão mudando e os negócios, incluindo médicos devem buscar atender essas mudanças. Café, água e WI-FI não se nega a ninguém", frisou.
De acordo com Bruno Trevisan Rosa, outro destaque é o aumento das buscas pelos negócios na Internet e pela avaliação dos pacientes na web antes de marcar uma consulta e outras mudanças comportamentais deles.
"O consumidor mudou. E o paciente também? Sim. A pandemia nos mostra isso. A jornada do paciente mudou bastante com a Internet. O paciente quando tem uma necessidade procura no Google. Já chega com o diagnóstico, mas é preciso ter cuidado porque há muito conhecimento errado. Hoje ele avalia mais o profissional. A jornada do paciente está mais longa do que antes. Ele leva em consideração a avaliação e a experiência vivenciada por ele. Isso é fundamental para a criação de um relacionamento de confiança", enfatizou.
Concluindo a palestra, o especialista ressaltou que é preciso ouvir o cliente para encantá-lo. “É compreender e olhar com a visão do nosso cliente. O que determina o barato ou o caro na percepção do paciente é o valor, não o preço. 95% das nossas decisões são tomadas na parte emocional do nosso cérebro. Acredito em um marketing de fidelização. Tem que encantar o cliente, ter empatia, capacidade de ouvir. É ouvir para compreender. Esse é o critério que faz ele voltar. É fundamental ser encontrado no Google e está no Instagram, sendo você mesmo. Isso faz total diferença no processo”, finalizou.
A palestra foi ministrada dentro da mesa redonda 'Marketing, Pediatria Geral e Infectologia', mediada pela Dra. Genilda Sampaio que contou com outras duas palestras: 'Covid 19 - Complicações e como seguir ambulatoriamente', apresentada pela infectologista Dra. Ana Carolina Ruela Pires; e 'Monkeypox, suspeita, cuidados, diagnóstico e tratamento', conduzida pela infectologista Dra. Sarah Dominique. A XVIII Jornada Alagoana de Pediatria é realizada pela Sociedade Alagoana de Pediatria com o apoio da Nestlé, Aché, EMS, Danone, Myralis e Comunique Assessoria & Marketing Saúde.
Por João Paulo Macena - Comunique Assessoria & Marketing Saúde