A Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP), instituição filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entidade que representa 35 mil pediatras que atuam no País, vem a público, baseada em um documento apresentado na sede da SAP; como também encaminhado para o Conselho Regional de Medicina (CRM/AL), Sindicato dos Médicos de Alagoas, Prefeitura Municipal de Penedo, Ministério Público e Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, em igual teor, manifestar sua indignação e repúdio acerca do atraso de proventos dos médicos pediatras que trabalham na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, em sistema de plantão.
Após, várias reuniões e promessas estão com atraso de quase cinco meses sem receber seus proventos, a única garantia que tiveram foi o pagamento de apenas um vencimento mensalmente, sem nenhuma previsão da regularização dos outros plantões em atraso.
Diante desse cenário, foram forçados com muito pesar, a deixar de prestar seus serviços por prazo de sessenta dias (60), até que os proventos sejam devidamente pagos e regularizados. Vale ressaltar, que todo atendimento da Maternidade e Pediatria da Santa Casa de Penedo, depende da presença desses profissionais: Médicos Pediatras, já que são responsáveis pelas evoluções da Pediatria, sala de parto, UCI e alojamento conjunto, entre outro atendimento.
Diante do exposto, a SAP expressa, assim, sua profunda indignação com essa falta de reconhecimento pelo imprescindível trabalho dos pediatras. Esses que realizam seus trabalhos com dedicação e afinco.
É impossível para nós que fazemos a SAP, sermos omissos a essa situação. A pediatria – e todas as suas áreas de atuação – está presente em diferentes fases do atendimento de crianças e adolescentes, com ênfase na atenção básica. Tal SOCIEDADE ALAGOANA DE PEDIATRIA (SAP) Filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria Rua Zacarias de Azevedo, 399 – Sala 218 - 2º andar Edf. Trade Center – Centro - Maceió – AL - 57020-470 Tel: (82) 3223-8802 – Site: www.sbp.com.br/filiada/alagoas E-mail: [email protected] CNPJ: 35259662/0001-65 2 comprometimento é responsável pela significativa melhora dos indicadores de saúde. Diante de toda a situação, quem realmente serão prejudicados são os pacientes.
Esse é o compromisso que guia as SAP/ SBP, independentemente de quaisquer questões: contribuir para melhoria da oferta do atendimento em saúde para a população.
Não queremos retroagir no tempo, que um hospital desse nível fique sem pediatras para atendimentos nos nossos neonatos, crianças e adolescentes.
Exigimos valorização e respeito pelo trabalho realizado e o compromisso permanente com a saúde, que os pediatras têm, o qual não se pauta por interesses outros que não a vida e o bem-estar dos pequeninos e da população como um todo. Que os seus proventos sejam pagos, com atrasos regularizados e mantidos sem novos atrasos, para que possam continuar prestando o atendimento devido à população de todo Baixo São Francisco.
Maceió, 17 de novembro de 2022.
Marcos Reis Gonçalves Presidente da SAP.