Seletividade alimentar infantil

O tema será abordado durante a XVIII Jornada Alagoana de Pediatria, nos dias 04 e 05 de novembro, em Maceió.

Por João Paulo Macena - Comunique Assessoria & Marketing Saúde

A seletividade alimentar infantil é quando o bebê passa a recusar alguns alimentos, trazendo sintomas como a falta de apetite e até a falta de interesse pela comida. Categorizada como Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE), a seletividade alimentar precisa ser acompanhada de perto por pais e pediatras. Pensando nisso, a XVIII Jornada Alagoana de Pediatria, que será realizada nos dias 04 e 05 de novembro, no Hotel Maceió Atlantic Suítes, irá abordar o tema ao lado de especialistas da área.

Segundo o Dr. Marcos Gonçalves, pediatra e presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP) o tratamento da seletividade alimentar é um dos grandes desafios do pediatra nos consultórios particulares ou do SUS.

Ainda de acordo com o pediatra, algumas das causas do transtorno são a maneira errônea com que é feita a introdução alimentar, momento em que a seletividade começa, além da inserção excessiva de uma dieta rica em açúcares e uso das telas durante as refeições.

“É importante que o pediatra e os pais saibam como fazer a introdução correta dos alimentos. 
O grande vilão disso é o açúcar. Quando ele é inserido de maneira precoce na vida do bebê, ele funciona como inibidor de novos sabores, sendo a preferência da criança que passa a não querer comer outros alimentos que não sejam açucarados. É preciso abordar isso desde a introdução alimentar. Outro erro é o tempo de tela. As crianças comem assistindo no celular ou tablet. 

Esse é outro erro. Na hora da alimentação o foco deve ser a comida, para que a criança sinta o gosto e a textura dos alimentos”, afirma Marcos Gonçalves.
Para fomentar essa discussão entre os pediatras, um dos temas mais frequentes do dia a dia do pediatra e uma das principais queixas das mães nos consultórios, a XVIII Jornada Alagoana de Pediatria traz a Maceió, no dia 04 de novembro, o pediatra geral do departamento de pediatria ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, Tadeu Fernandez.

Sobre a XVIII Jornada Alagoana de Pediatria

Evento técnico-científico e destinado, exclusivamente, aos Profissionais de Saúde a XVIII Jornada Alagoana de Pediatria, será realizada no Hotel Maceió Atlantic Suítes, nos dias 04 e 05 de novembro, trazendo especialistas de todo o Brasil para discutir, em palestras e mesas redondas, temas como: Colestase Neonatal, Doenças Raras, Triagem Neonatal, TDAH, Síndrome de Burnout, Monkeypox, Covid-19, Seletividade Alimentar, Alergias e Transporte Pediátrico.

O evento é realizado pela Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP), com o apoio da Nestlé, Aché, EMS, Danone e Comunique Assessoria & Marketing Saúde.

Nossos Endereços

Endereço: Rua Zacarias de Azevedo, nº 399, Ed. Trade Center, Sala 218, 2º andar

Centro - Maceió - Alagoas - CEP: 57020-470


Telefone: (82) 3223-8802


Horário de funcionamento: das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira.