Relatório da gestão SBP 2022-2025 (23MAI)
26 FUTURO EM FORMAÇÃO Durante a atual gestão, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) intensificou suas ações voltadas ao aperfeiçoamento da formação acadêmica de estudantes de Medicina e residentes em Pediatria. A Coordenação de Residência e Estágios em Pediatria da SBP realizou diversas reuniões para debater amatriz de competências da residência e discutir a aplicação das EPAs (Entrustable Professional Activities) — unidades supervisionadas de prática profissional que podem ser delegadas a residentes que demonstram proficiência suficiente para realizá-las com autonomia. Nos próximos meses, o trabalho continuará em desenvolvimento e a programação de atividades será concluída até o fim do ano, buscando consolidar as EPAs como instrumento pedagógico para programas de residência médica. Nesse mesmo contexto, a Coordenação de Ensino de Graduação da SBP promoveu uma oficina online com a participação de cerca de 40 representantes das filiadas estaduais, com foco na elaboração de EPAs voltadas aos estudantes de Medicina. A proposta é incorporar práticas avaliativas mais conectadas à realidade profissional, promovendo uma formação mais integrada, contextualizada e ética. A consolidação do trabalho das duas Coordenações pode ser conferido, emparte, emum documento técnico-científico elaborado pela SBP, que reúne sugestões de EPAs para diferentes contextos da prática pediátrica, como: promoção da imunização de crianças e adolescentes; assistência a adolescentes de 11 a 19 anos; assistência ao recém-nascido a termo em sala de parto, entre outras. Pesquisa A Coordenação de Ensino na Graduação também teve destaque com a publicação do artigo “ Ensino de pediatria e puericultura no curso médico: cenários de prática em discussão ”, no volume 48, número 3, da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM). O texto, disponível em português e inglês, é fruto de uma pesquisa desenvolvida em parceria com docentes do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/ UNIFESP) e apresenta os resultados de um estudo nacional com a participação de 37 escolas médicas brasileiras. A pesquisa aprofundou a discussão sobre o ensino da Pediatria e da Puericultura nos cursos de Medicina, com foco em aspectos como carga horária, preceptoria e diversidade dos cenários de prática. A realização do estudo foi fundamental
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