1º vice-presidente da SBP participa de lançamento do Mapa da Saúde das Crianças e Adolescentes Catarinenses

O 1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Ferreira Liberal, compareceu ao evento de lançamento do “Mapa da Saúde das Crianças e Adolescentes Catarinenses”, realizado no Dia Mundial da Saúde (7 de abril), em Florianópolis (SC). O estudo, pioneiro em nosso País, foi desenvolvido pela Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), em parceria com a Associação Catarinense de Medicina (ACM), e traça um perfil estadual da assistência de crianças e adolescentes de zero até os 14 anos, bem como o impacto de temas desafiadores, como o uso de telas, acidentes domésticos, qualidade do sono, crenças sobre vacinação, entre outros tópicos. 

Durante o encontro, dr. Edson Liberal parabenizou a filiada pelo excelente trabalho, que caminha em direção à defesa do direito ao atendimento pelo pediatra. “A SBP está extremamente feliz. Essa pesquisa certamente vai servir de modelo para vários estados brasileiros. Todo diagnóstico embasado em dados nos tira da zona do achismo e nos possibilita buscar uma política pública que atenda as reais necessidades de nossas crianças e adolescentes”, frisou.

DADOS - Alguns dos números chamam especialmente a atenção: 30% das crianças e adolescentes catarinenses são inativas; 44% têm peso inadequado; e apenas 1/5 tem dieta rica e variada em alimentos saudáveis. Além disso, segundo o estudo, crianças e adolescentes acompanhados por pediatras têm maior cobertura vacinal, respeitam mais o tempo ideal de acesso às telas, alimentam-se melhor e têm menor índice de obesidade.

A pesquisa é inédita em sua abrangência e regionalização. O trabalho envolveu mais de 2 mil crianças e adolescentes e suas famílias em 98 cidades do estado. As entrevistas presenciais foram coletadas em locais de grande fluxo do público-alvo (mães), por equipe treinada para a fazer as perguntas formuladas pelos pediatras da SCP, com o apurado registro das respostas.

Os dados da pesquisa, elaborada com o auxílio do Instituto MAPA, foram desvendados a gestores da saúde do várias regiões de Santa Catarina, pediatras e entidades médicas ou hospitalares. Na ocasião, a presidente da SCP, dra. Nilza Medeiros Perin, e a cardiologista pediátrica responsável pelo resumo do estudo, dra. Isabela Back, estiveram à frente da cerimônia. O presidente da ACM, dr. André Sobierajski dos Santos, também participou do importante lançamento.

“Santa Catarina mais uma vez faz história na saúde brasileira, agora por meio do cuidado com nossas crianças e adolescentes. Trata-se de um retrato inédito sobre o que acontece com a assistência infanto-juvenil, desde o pré-natal até o comportamento junto aos avanços sociais e tecnológicos no qual estamos mergulhados. Um verdadeiro raio-x que deve abrir novas e indispensáveis portas para a medicina preventiva e a saúde integral, sonhos de todos os médicos”, concluiu a dra. Nilza Perin.

*Com informações da ASCOM da ACM