41° CBP: experiência e juventude juntas pela pediatria

O 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado em Florianópolis, chega ao fim com resultados que destacam o crescimento e renovação da pediatria no país. Sob a presidência da gastropediatra Nilza Perin, que também comanda a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), o evento recebeu mais de 5 mil inscritos, entre profissionais e estudantes. Destaque para a participação massiva da nova geração, com mais de 3 mil trabalhos científicos submetidos.

“A presença dos jovens e o interesse deles pela área de pediatria nos surpreendeu e nos enche de orgulho. É uma demonstração clara de que o futuro da pediatria brasileira está em boas mãos. Vemos esses jovens se engajando e trazendo contribuições científicas que fortalecem nossa área”, afirma Nilza. Segundo ela, a especialidade carece dessa renovação, assim como de médicos que estejam prontos a dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito pelas SCP e pela SBP.

Receber o evento em Florianópolis trouxe um sentimento especial para Nilza, que é natural da capital catarinense. “Foi um orgulho imenso sediar o congresso aqui, na minha cidade natal, e presidir esse momento que marca a pediatria nacional. É uma oportunidade única para qualquer profissiona. Poder representar minha cidade e minha história pessoal torna essa experiência ainda mais significativa,” compartilhou emocionada.

Para o presidente da SBP, Clóvis Francisco Constantino, a edição deste ano superou todas as expectativas. “Tivemos inúmeras novidades, como a presença de profissionais vindos da África, Portugal, dos representantes do Cone Sul para realização do Fórum das Sociedades de Pediatria do Cone Sul (FOSPECS). Também ficamos felizes em contar com a presidente e a vice-presidente da Associação Latino Americana de Pediatria (ALAPE), respectivamente, as colegas Marcela Fama Pereira, da Colômbia, e Stela Gil, da Argentina. Além disso, assistimos a passagem de celebridades, como a chef Rita Lobo, o jornalista Tiago Leifert e o palestrante e escritor Marcos Piangers, que ajudaram a trazer luz sobre desafios para a pediatria, fortalecendo temáticas de interesse da especialidade na agenda pública nacional”, disse.

Como resumiu a presidente da Associação Moçambicana de Pediatras (AMOPE), Carla Judite Wale, uma das convidadas, o 41° Congresso Brasileiro de Pediatria pode ser considerado um “vulcão de ciência”. Afinal, o evento abordou uma variedade de temas de grande relevância, desde alimentação infantil, passando pela relação entre mudanças climáticas e saúde infantil, imunizações e Transtorno do Espectro Autista (TEA), até a importância da atualização do ensino da pediatria, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos entre pediatras de todas as regiões do país.

Agora a SBP já inicia os preparativos para o 42º Congresso Brasileiro de Pediatria. Belo Horizonte (MG) será o próximo destino do Congresso Brasileiro de Pediatria. Entre os dias 13 a 17 de outubro de 2026, no Expominas, será apresentada uma programação científica elaborada com os principais temas da pediatria brasileira e mundial.

“Após cerca de 50 anos sem sediar o Congresso Brasileiro em Minas Gerais, nós, pediatras mineiros e a Sociedade Mineira de Pediatria, estamos ansiosos para receber os congressistas de todo o Brasil, como a nossa mineiridade: hospitalidade, afeto e a delícia dos nossos sabores. Esperamos vocês no 42º Congresso Brasileiro de Pediatria”, convida Márcia Penido, presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP).

NÚMEROS - O sucesso do 41º CBP pode ser quantificado pelas métricas de sua realização: o evento recebeu um número expressivo de participantes, trazendo a Florianópolis (SC) médicos e estudantes de medicina de todo o País. As aulas e mesas-redondas mobilizaram centenas de palestrantes com ampla expertise, em uma programação de alto nível, aliando debate e atualização técnica, experiências práticas focadas no atendimento das crianças e dos adolescentes e momentos de confraternização entre colegas. O 41º CBP congregou ainda expositores de relevância, que apresentaram inovações tecnológicas e científicas em diferentes segmentos de interesse da pediatria, trazendo tendências que impactam a especialidade. Confira nosso evento em números!

  • Total de congressistas: cerca de 5,5 mil participantes das 27 unidades federativas
  • Detalhes da programação: mais de 360 palestrantes, distribuídos em mais de 33 horas de Congresso e centenas de atividades.
  • Produção científica: no total, foram 3.044 trabalhos, dentre eles 90 selecionados para apresentação oral e os demais para pôster.
  • Exposição comercial: 45 empresas marcaram presença no parque de exposição comercial, ocupando um espaço de 1.195 m2.
  • Staff: cerca de 900 pessoas trabalharam na organização do 41º CBP. No grupo, estão funcionários, consultores, assessores, técnicos e equipes de apoio logístico e operacional. Os congressistas contaram ainda com 15 hoteis oficiais.
  • Eventos concomitantes: 1º Simpósio de Saúde Ambiental - cerca de150 participantes (7 palestrantes) | 3º Simpósio de Reanimação Pediátrica - cerca de 200 participantes (18 palestrantes) | 4º Simpósio de Aleitamento Materno - cerca de 80 participantes (14 palestrantes).