Coordenação de Ensino de Graduação da SBP realiza oficina com representantes de filiadas estaduais

Para aperfeiçoar o ensino de Pediatria durante a graduação, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) organizou uma oficina online em 20 de setembro, com aproximadamente 40 representantes das filiadas estaduais. O evento foi conduzido pela Coordenação de Ensino de Graduação da SBP, focando na elaboração das EPAs (Entrustable Professional Activities), marcando um momento significativo para a entidade.

Na formação médica, as EPAs são definidas como tarefas que estudantes de medicina devem ser capazes de realizar sob supervisão após alcançarem competências específicas. O evento organizado pela SBP focou no desenvolvimento dessas EPAs para a formação em Pediatria, através de um planejamento educacional baseado em competências. “A intenção é valorizar uma modalidade de aprendizagem estruturada que promova a participação ativa do graduando”, salientou a dra. Rosana Alves, membro da Coordenação.

No início do evento, foram expostos os conceitos fundamentais e, posteriormente, os participantes foram organizados em grupos temáticos para debater sobre EPAs aplicáveis a diversas faixas etárias e contextos clínicos: cuidados ambulatoriais para recém-nascidos até adolescentes, gestão de enfermidades em ambientes ambulatoriais, atendimento a crianças e adolescentes hospitalizados, assistência ao recém-nascido em sala de parto e alojamento conjunto, e cuidados emergenciais.

“O ensino deve ser baseado em competências e no desenvolvimento das atividades profissionais. Mas não estamos preocupados somente com a verificação de habilidades científicas, há também a experiência, a capacidade de responder ao inesperado, aptidões como liderança, comunicação”, afirmou a dra. Rosana Puccini, coordenadora de Ensino de Graduação da SBP.