E-book relembra os 40 anos do Departamento de Saúde Escolar da SBP

Em comemoração aos seus 40 anos, o Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou um e-book que narra a história do antigo Comitê e do atual Departamento, fundamental para a entidade devido à sua atuação transversal no cuidado de crianças e adolescentes nessa importante fase do desenvolvimento psíquico e social. Dividido em seis capítulos e ilustrado com diversas imagens, o livro presta homenagem aos pioneiros e a todos os responsáveis por construir uma trajetória tão sólida.

O e-book foi desenvolvido a partir de cartas, documentos, certificados de congressos, fotos e outras publicações guardadas ao longo dos anos pelo dr. Paulo Cesar de Almeida Mattos, membro do Departamento. “Muito me orgulha poder compartilhar com todos os colegas pediatras a história do nosso Departamento, que é voltado para um tema tão fundamental na vida de todas as crianças e adolescentes: sua convivência na Escola, onde, em geral, passam cerca de 12 anos e na qual desenvolvem habilidades sociais que impactam em todo o seu futuro”, explicita o dr. Paulo.

LEIA AQUI O E-BOOK COMPLETO

O especialista conta ainda que um dos grandes incentivadores para que essa história fosse contada foi o dr. José Augusto Nigro Conceição. “Em 2003, na época do Congresso de Pediatria, em São Paulo, o dr. Nigro Conceição nos procurou, dizendo como seria importante registrar as atividades, ações e publicações do Comitê de Saúde Escolar. Além disso, o pediatra enviou algumas das documentações apresentadas no livro”, declara.

LINHA DO TEMPO - Para o presidente e vice-presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino e dr. Edson Ferreira Liberal, respectivamente, o e-book permite que o leitor realize uma breve viagem temporal em um curto espaço de tempo em reconhecimento a alguns trabalhos e produções científicas de impacto na área de Saúde Escolar. 

"Além de propor a percepção da análise a respeito de um DC que tende a investir na base da sociedade, a educação e a saúde, com ações que contemplam atividades de prevenção e promoção da saúde em etapas escolares, sejam em iniciativas da educação básica, do ensino fundamental e do ensino médio”, concluem.