O Conselho Federal de Medicina (CFM) empossou nesta terça-feira (1º/10) os conselheiros federais – titulares e suplentes – eleitos para o quinquênio 2024-2029. Como autarquia da medicina brasileira, o CFM receberá os médicos eleitos para colaborarem com suas perspectivas regionais e experiências profissionais na criação de regulamentos e normas que definirão a prática médica e o cuidado ao paciente no Brasil nos próximos anos.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) comemorou a eleição de cinco representantes da especialidade para essa importante missão. “Nós teremos uma contribuição muito importante com o sistema de Conselho de Medicina em todo o País. Ocupar esse espaço nos permitirá participar de discussões estratégicas sobre o atendimento de saúde no Brasil, políticas públicas para ampliar o atendimento à população e uma maior inserção da pediatria no acesso à saúde”, comenta Clóvis Francisco Constantino, presidente da entidade.
Conheça os conselheiros especialistas em pediatria:
Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro, conselheira federal titular, eleita pelo Estado do Acre. Formada em medicina pela Universidade de Passo Fundo (UPF) desde 1979. Cumpriu residência médica em Pediatria (Hospital da Criança do Grupo Hospitalar Conceição), especialização em Administração Hospitalar (Faculdade São Camilo) e doutorado em Bioética (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto). Atua no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC). É conselheira titular no Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC). No CFM, ocupou o cargo de secretária-geral (2019-2024) e coordenou a Comissão de Integração de Médicos de Fronteira. Ainda integrou as Comissões Permanentes de Apoio à Coordenação do Programa Doutoral em Bioética e de Avaliação de Novos Procedimentos; assim como das Câmaras Técnicas de Pediatria, Humanidades, Bioética, Gestão Documental, Transparência do CFM e Cooperativismo Médico.
Bruno Leandro de Souza, conselheiro federal titular, eleito pelo Estado da Paraíba. Formado em medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desde 2006. Fez mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Atualmente, é doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Foi escolhido como coordenador geral da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Escola de Saúde Pública da Paraíba (2024 | 2027). É professor na Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) e no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Exerce a função de presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (2023-2026) e vice-presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria (2022-2028).
Eduardo Jorge da Fonsêca Lima, conselheiro federal titular, eleito pelo Estado de Pernambuco. Formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1987. Cumpriu residência médica em Pediatria no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), possui mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE e doutorado em Saúde Materno Infantil pelo IMIP. É o representante da Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e membro da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI) do Ministério da Saúde. Integrante da diretoria executiva da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue) no biênio 2023-2024. Atualmente, na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é coordenador da Integração Nacional 2022-2025, participa da diretoria de Residência Médica, secretaria o Departamento de Imunização e coordena a prova do título de especialista em pediatria seriado (TEP/Seriado).
Mariane Cordeiro Alves Franco, conselheira federal suplente, eleita pelo Estado do Pará. Formada em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará desde 1988. Possui pós-graduação e especializações em Pediatria pelo Hospital dos Servidores do Estado do Pará; Medicina Tropical, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); e Educação em Saúde, pelo Centro de Ensino Superior do Pará (Cesupa). Concluiu mestrado em Motricidade Humana, pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), e doutorado em Doenças Tropicais, pelo Núcleo de Medicina Tropical da UFPA. Atua como professora do curso de medicina da UEPA, além de ser membro efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No Conselho Federal de Medicina (CFM), já foi membro da Câmara Técnica de Pediatria.
Ana Jovina Barreto Bispo, conselheira federal suplente, eleita pelo estado de Sergipe. Formada em medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde 1993, tornou-se especialista em Pediatria, pela Associação Médica Brasileira (AMB), em 2003. Mestre e doutora em Ciências da Saúde pela UFS, é pós-graduada em auditoria em Serviços e Sistemas de Saúde (FANESE) e em Administração Hospitalar pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como professora na Faculdade de Medicina da Universidade Tiradentes (UNIT) e como pediatra no Hospital Universitário da UFS e em consultório privado de pediatria. É preceptora do internato e da Residência em Pediatria do UFS, do Hospital e Maternidade Santa Isabel, e do Hospital de Urgência de Sergipe. É conselheira e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese) e está no segundo mandato como presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria e é membro titular do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06