Em novo webinar, GT de Pediatria Internacional discute as experiências em amamentação nos países de língua portuguesa

Em alusão ao Agosto Dourado, o Grupo de Trabalho (GT) de Países de Língua Portuguesa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu o webinar “Amamentação: experiência nos países de língua portuguesa”. A moderação foi feita pela dra. Joyce Ventura, de Moçambique e contou com palestras de especialistas do Brasil, Portugal, Cabo Verde e Angola.

“Hoje teremos uma forma muito interessante de debater o tema do aleitamento materno, mundialmente comemorado em agosto, em virtude da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Essas trocas de experiências e reflexões são fundamentais para promover uma assistência de maior qualidade no nosso dia a dia, além de poder disseminar informações relevantes para os colegas dos países de língua português”, declarou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.

A primeira a apresentar foi a dra. Rossiclei Pinheiro, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, que falou sobre o cenário brasileiro, reforçando a importância de ver o aleitamento como uma necessidade de saúde pública. A especialista falou sobre a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, a Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), entre outros temas.

Na sequência, a dra. Susana Pisarra, do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário São João e do Banco de Leite Humano do Norte de Portugal, trouxe dados oficiais do aleitamento materno naquele país. Ela também apresentou uma iniciativa da ONG Mama Mater, que constituiu um observatório da prática de amamentação; além de estudos sobre suporte legal à parentalidade em Portugal, entre outros temas.

Em um terceiro momento, foi a vez de Cabo Verde apresentar sua realidade. A expositora foi a dra. Josiane M. Lopes Custódio, que é nutricionista clínica e diretora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, e responsável pelo Banco de Leite Humano do Hospital. Durante sua fala, ela explicou um pouco sobre o funcionamento do HBS, que é o Hospital Central das Ilhas do Barlavento; a estatística sobre os tipos de partos assistidos; as propostas, desafios e as conquistas locais; entre outros.

Por fim, a dra. Judite Chingulo Fortinho Bumba, pediatra da Angola, comentou um pouco sobre o trabalho “Causas de abandono do aleitamento materno exclusivo de mães atendidas no Centro de Saúde da Assaca”.  O estudo, realizado na Província do Cuanza-Sul, Sumbe, bairro da Assca, aplicou um questionário a centenas de mães de lactentes dos seis aos 24 meses de idade.

A LIVE COMPLETA PODE SER ASSISTIDA AQUI