Em novo webinar, GT Pediatria Internacional apresenta questões relevantes da doença falciforme

O último webinar de 2023 do Grupo Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa da Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) debateu o tema “Doença Falciforme: diagnóstico e abordagem das complicações na emergência pediátrica”. Com transmissão aberta pelo site, Facebook e Youtube da SBP, o encontro contou com fala de abertura conduzida pelo presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, e foi moderado pela dra. Marisa Oliveira, representante de Portugal e especialista da Unidade de Hematologia do Hospital Dona Estefânia no Centro Hospitalar Lisboa Central.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO WEBINAR NA ÍNTEGRA

“Mais uma vez, trazemos um tema de extrema importância para a saúde de nossas crianças e adolescentes. Hoje debatemos a doença falciforme, uma questão de políticas públicas e uma atualização completamente fundamental e necessária em aspectos técnicos, sociais e científicos. É uma excelente oportunidade de expandirmos nossos conhecimentos para além das nossas fronteiras”, ressaltou o dr. Clóvis.

Em seguida, a moderadora dra. Marisa destacou que a doença falciforme está presente nos países de língua portuguesa e que, apesar de existir uma melhoria nos cuidados prestados aos pacientes nos últimos anos e nos índices de morbimortalidade, ainda condiciona e afeta a qualidade de vida de diversas crianças e adolescentes.

PALESTRAS – A primeira apresentação foi conduzida pelo representante da Angola, dr. Feliciano Mangovo, médico pela Escola Latinoamericana de Medicina (ELAM) e hematologista no Hospital Pediátrico David Bernardino e Instituto Hematológico Pediátrico Dra. Victória do Espírito, em Luanda. O especialista abordou o tema “Diagnóstico da Doença Falciforme” e expôs as perspectivas históricas, epidemiológicas e genéticas da condição.

Por fim, a representante do Brasil, dra. Josefina Aparecida Pellegrini Braga – presidente do Departamento Científico de Hematologia da SBP e professora do Departamento de Pediatria e Chefe da Hematologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM) – apresentou o tema  “Abordagem das complicações na emergência pediátrica”, com explanações sobre as manifestações da doença, medidas no paciente falciforme com febre, quando internar a criança, entre outras questões.