Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico sobre Doenças Preveníveis por Vacinas da OPAS

O infectologista, neonatologista e presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Renato Kfouri, foi anunciado como membro do Grupo Consultivo Estratégico sobre Doenças Preveníveis por Vacinas (SAG-VPD, em inglês) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para os anos de 2024-2027.

“É uma honra poder fazer parte de uma equipe como essa. O trabalho conjunto permitirá que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a um calendário ainda mais robusto. Além disso, um dos nossos objetivos é ver, cada vez mais, as coberturas vacinais aumentando no Brasil”, declarou o pediatra.

O Grupo é formado por 15 especialistas em áreas relacionadas às vacinas e imunização de diversos países. Seu objetivo é assessorar o diretor da OPAS no avanço da manutenção das metas regionais de imunização, além de contribuir com avaliação independente dos aspectos técnicos, científicos e estratégicos do programa regional de imunização das Américas e recomendar prioridades à OPAS.

Outro ponto importante nas atividades do Grupo é o aconselhamento sobre a introdução de novas vacinas e a extensão ou ajuste dos antígenos e das populações-alvo, incluindo grupos vulneráveis e de alto risco de todas as idades, para o calendário de vacinação de rotina.

REUNIÃO – Além da nomeação, o especialista esteve presente no início de dezembro em Quito (Equador) para a terceira reunião do Comitê Técnico Assessor de Programa de Imunizações das Américas, que é uma rede com representantes de todos os países desses continentes, que também conta com apoio da OPAS/OMS.

Para o especialista, esse encontro anual é fundamental para intercâmbio de conhecimentos entre os diferentes países que compõem a OPAS. “Existem muitas diferenças entre os países latinos, seja na questão cultural ou nos acessos a serviços de saúde, mas sabemos que ouvir experiências distintas podem trazer ideias para o nosso cotidiano e que sempre podemos aprimorar os atendimentos no nosso País”, destacou o dr. Renato Kfouri.