Especialistas do Grupo Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa se reúnem para definir ações para 2024

Os próximos passos do Grupo de Trabalho Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa foram debatidos em reunião on-line, na última quinta-feira (9). No encontro, os especialistas definiram a data e o tema do próximo webinar, que abordará o diagnóstico e a abordagem das complicações da Doença Falciforme na emergência pediátrica; e agendou as primeiras ações para 2024.

Durante a reunião, foram definidas a programação científica bimensal e outros projetos de cooperação presencial ou virtual para o próximo ano. Dra. Marcela Damásio (Brasil), coordenadora do grupo, pontua que um dos objetivos de 2024 é levar o Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP), que neste momento acontece em Moçambique, para a Angola. Além disso, a especialista conta que também há projetos sendo desenvolvidos para ampliar as trocas por meio da telemedicina.

“É uma enorme alegria ver esse grupo cada vez mais coeso e entusiasmado, abrindo perspectivas de trocas de experiências que beneficiam todas as crianças, recém-nascidos e adolescentes dos países de língua portuguesa”, ressalta dra. Marcela. 

O encontro também contou com a participação da dra. Josefina Aparecida Pellegrini Braga (Brasil), dr. Cesar Mavacala Freitas (Angola), dra. Waldina da Silva Barbeiro (Guiné-Bissau), dra. Carla Judite Wale (Moçambique), dra. Nilza Mussagy (Moçambique) e dra. Zuleica Monteiro (Cabo Verde).