Está disponível a edição completa da revista Residência Pediatra: volume 15, número 1

Já está disponível para acesso a edição completa da revista Residência Pediatra (RP) – volume 15, número 1. A publicação, correspondente aos meses de janeiro a março de 2025, traz editorias seccionadas como Artigo Original, Artigo de Revisão, Ponto de Pista, Editorial, Relato de Caso e Resenha. Os textos possibilitam que os especialistas tenham acesso a uma variedade de assuntos importantes para o aperfeiçoamento da prática diária da assistência.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NA ÍNTEGRA

Intitulado “Inovação e Progresso: novidades na revista Residência Pediátrica”, o editorial do periódico, nesta edição, é assinado em conjunto pelo vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, e pelos editores-chefes da RP, dr. Clemax Sant’Anna e dra. Marilene Crispino.

Na sequência, a seção Artigo de Revisão abre espaço para textos sobre “Distúrbios do sono em adolescentes: uma avaliação crítica da influência dos dispositivos eletrônicos - revisão de literatura”; “Benefícios da amamentação na redução do risco cardiovascular em crianças a médio e longo prazo: uma revisão sistemática”; “Retinopatia da prematuridade e a sua relação com oxigenoterapia: uma revisão integrativa”; entre outros. 

Em Artigo Original, oito textos abordam temas como: “Otimização do procedimento de intubação traqueal de urgência em pediatria”; “Precepção dos profissionais de saúde em um hospital escola sobre cuidados paliativos em pediatria”; “A influência da hipertrofia de tonsilas no crescimento e desenvolvimento infantil”; e mais. 

Na editoria Relato de Caso, são apresentados dez textos, entre eles: “Tumor edematoso de Pott: complicação rara de uma doença pediátrica comum”; “Hipertricose generalizada exuberante em um lactente: relato de caso”; e “Manejo de cuidados em sala de parto e unidade de terapia intensiva neonatal: relato de caso de recém-nascido com encefalocele frontoparietal bilateral”.

O novo volume da revista tem ainda as seções: Ponto de Vista, com o artigo “Impacto social e importância da tuberculose na infância e adolescência”; e Resenha, com foco no texto “O uso da ecocardiografia rápida na beira do leito é possível no choque séptico?”.