Excelência científica e objetividade marcam cursos pré-congresso do 41º CBP

Atualização científica com excelência e objetividade. Essa foi a tônica dos cursos pré-congresso realizados na terça-feira (22), dia de atividades que antecedeu a abertura oficial do 41º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP). Ao todo, cerca de 900 congressistas participaram, durante os turnos da manhã e tarde, de 11 cursos a respeito de temas específicos, com opções de carga horária de quatro e oito horas.

De acordo com a diretora de Cursos, Eventos e Promoções da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Lilian Sadeck, a programação foi elaborada com o intuito de oferecer aos participantes conteúdo científico em consonância com o que há de mais atual na literatura médica.

“A intenção principal foi proporcionar um ambiente favorável à troca de conhecimentos, abordando assuntos de amplo interesse dos pediatras, com aulas didáticas e focadas na prática cotidiana dos especialistas”, frisou.

Os cursos discorreram a respeito dos seguintes temas: “Cardiologia”; “Dermatologia - diagnóstico topográfico”; “Hematologia - urgências em hematologia pediátrica”; “Otorrinolaringologia - ruído respiratório na criança: como diferenciar e quais os tratamentos”; “Atividades profissionais confiabilizadoras no ensino em pediatria”; “Alergia”; Gastro”; “Nutrologia”; “Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento”; “Medicina do Adolescente - instrumentalizando o pediatra para o atendimento do adolescente”; e “Imunizações”.

As aulas foram ministradas por aproximadamente 80 especialistas em suas respectivas áreas, oriundos de vários estados do País. Na avaliação do diretor científico da SBP, Dirceu Solé, além de ser um momento para reencontrar os colegas, os cursos também apresentaram inovações em termos de diagnóstico e tratamento, privilegiando inclusive discussões de casos clínicos.

“A grade buscou propiciar acesso a pesquisadores de ponta, sempre com debates a respeito dos problemas mais recorrentes na infância e adolescência. As atividades estiveram voltadas a melhorar as condutas de atendimento dos pacientes”, finalizou.