O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Ferreira Liberal, participou da solenidade de lançamento do livro “Retorno seguro às atividades escolares no contexto da pandemia de covid-19”, publicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a qual ele assina o posfácio. O evento aconteceu na última segunda-feira (17), na biblioteca da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Assista aqui a solenidade de lançamento.
"A Fiocruz nos presenteou com uma publicação ímpar que aborda os diferentes momentos de retorno às aulas no contexto da pandemia de covid-19. Pela leitura, é possível constatar que a pandemia mostrou claramente a desigualdade social e econômica. Os artigos analisam diversas variáveis que auxiliaram os investidores no processo de tomada de decisão", avalia o dr. Edson Liberal.
O livro – escrito por 19 autores, composto por 212 páginas e dividido em 7 capítulos – é resultado de uma compilação dos documentos modificados pelo Grupo de Trabalho Retorno às Atividades Escolares Presenciais no contexto da pandemia de covid-19 da Fiocruz. Os organizadores são Hermano Albuquerque de Castro, Patrícia Canto Ribeiro, Carla Filizola Rodrigues, Vanessa de Melo Ferreira e Cléber Vinícius Brito dos Santos.
“Essa obra é fruto do trabalho do nosso GT, que se reunia semanalmente durante os dois principais anos da pandemia, fazendo avaliações das publicações científicas em relação a covid-19. No livro, fica clara a evolução dos conhecimentos sobre a pandemia. Começamos indicando a necessidade de suspensão das atividades escolares presenciais e, à medida que tivemos a vacinação e maior controle da disseminação do vírus, indicamos o retorno seguro às atividades presenciais e a vacinação”, explica a dra. Patrícia Canto Ribeiro, uma das organizadoras.
Segundo ela, o livro poderá auxiliar os gestores na construção de políticas públicas a fim de evitar que se cometam os mesmos erros do passado no futuro. “São oferecidos subsídios para que uma tomada de decisões seja baseada em evidências científicas, uma vez que este auxilia na construção de políticas públicas externas para a população estudantil, abordando questões como a insegurança alimentar, saúde mental, nutrição, entre outras, levando os nossos gestores à reflexão”, destaca.
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