Grupo Pediatria Internacional de Língua Portuguesa da SBP ganha logomarca que denomina a sua representatividade

O Grupo Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) possui agora uma logomarca para representá-lo.  O símbolo é composto pelas bandeiras dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), dispostas em círculo e, ao centro, o título “A última flor do Lácio...”, em referência ao poema de Olavo Bilac e o verso “A Língua Portuguesa, a última flor das filhas do latim”.

“A ideia surgiu como uma forma de ressaltar a nossa cultura e a nossa língua mãe, que une todos esses países. Esse verso é usado para designar o nosso idioma: a última flor é a língua portuguesa, considerada a última das filhas do latim”, explica o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.

Criado com o objetivo de promover a integração das sociedades de pediatria dos países de Língua Portuguesa, o primeiro encontro ocorreu em setembro de 2022. Três webinars já foram transmitidos, com temas sobre prematuridade, adolescência e imunizações. Até o momento, além do Brasil, participam representantes de Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e, recentemente, Guiné-Bissau.

“O Grupo Pediatria de Países de Língua Portuguesa, em sintonia com um mundo no qual as fronteiras para o conhecimento se desfazem, busca promover a troca de saberes e de experiências que potencializam a prática pediátrica e alcancem as crianças em países unidos por um elo cultural histórico, a língua portuguesa, promovendo saúde e qualidade de vida”, define a coordenadora do Grupo da SBP, dra. Marcela Damásio.

Confira o depoimento dos representantes dos países participantes:

Angola

“Para a Sociedade Angolana de Pediatria (SAP), o Grupo tem sido uma plataforma de partilha de experiência e conhecimento entre diferentes países que o compõem, com vivência e problema de saúde geralmente similares”

Dr. César Freitas – Secretário para formação da SAP

Cabo Verde

“A existência de um grupo de pediatras da CPLP permite a troca de experiências, que é fundamental para o enriquecimento de conhecimento entre todos os participantes. Já foram realizados vários webinars com temas de elevada importância e, em relação a Cabo Verde, que é um país com poucos recursos humanos e materiais, estes webinars possibilitam a capacitação dos nossos profissionais de saúde”

Dra. Odeth Mendonça Moreno Sanches – Membro do Colégio de Pediatria de Cabo Verde

Moçambique

“Esta colaboração é de grande valia para a nossa Associação Moçambicana de Pediatria, uma vez que temos aprendido muito dos outros países nos diferentes webinars. As perspectivas futuras, de maior colaboração no desenvolvimento de projetos de interesse para o crescimento desta Associação, são uma oportunidade ímpar de elevar a patamares mais altos a área científica, que será enriquecida com os conhecimentos adquiridos através desta parceria. Também a oportunidade de poder partilhar as experiências do nosso país é muito valiosa. Que este grupo cresça e alcance os objetivos para os quais foi criado e se torne referência”

Dra. Carla Wale – Presidente da AMOPE

Portugal

“Unidos pela Língua, mas sobretudo pela vontade de melhorar a saúde das nossas crianças e adolescentes, foi com grande prazer que a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) aceitou o convite feito pela SBP para integrar este Grupo. Tem sido uma experiência muito enriquecedora, de partilha de saber, quer científico quer ao nível da organização dos cuidados de saúde dos diferentes países. Obrigada SBP!”

Dra. Mónica Oliva – Vice-Presidente SPP