Grupo Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa da SBP prepara eventos científicos para 2023

A partir da segunda quinzena de fevereiro de 2023, o Grupo Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realizará webinars mensais com temas próprios para cada mês do ano, a exemplo do evento sobre prematuridade, ocorrido em novembro deste ano. A decisão foi tomada pelos participantes da reunião on-line, ocorrida na última semana.

“Nossa proposta é iniciarmos os eventos, que durarão até novembro de 2023, totalizando 10 encontros on-line em 2023, preferencialmente coincidindo com as temáticas centrais de cada mês, quando houver. Quando não houver data alusiva, será escolhido um tema de interesse comum do grupo”, explica a coordenadora do Grupo, dra. Marcela Damásio.

Entre as pautas já sugeridas está a saúde dos adolescentes, especialmente para orientações sobre o HIV, cujo índice de infecção tem crescido nesse público. “A saúde do adolescente é um problema para nós aqui em Angola. É um aspecto que nunca foi abordado como tal, pois só atendemos até os 14 anos de idade. Nossa preocupação sempre foi com a mortalidade das crianças menores de 5 anos. Queremos ampliar o atendimento para adolescentes acima dessa idade e é um aspecto que temos que abordar a partir das experiências dos demais países”, observou o dr. César Freitas, da Sociedade Angolana de Pediatria.

“Precisamos demonstrar a todos que o pediatra é o mais indicado para atender adolescentes até os 19 anos. Vamos continuar nesta luta”, acrescentou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.

Na oportunidade, os participantes também fizeram uma avaliação do I Webinar dos Países de Língua Portuguesa, ocorrido nos dias 28 e 29 de novembro, com a participação de especialistas do Brasil, África e Portugal. “Foi um evento que criou uma boa memória. As mensagens recebidas foram de elogio tanto pelos palestrantes quanto pelos participantes. Debates ricos e agregadores. Estou esperançosa que a gente se consolide cientificamente e diplomaticamente em prol das crianças e adolescentes”, destacou a dra. Marcela Damásio.

A diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lílian Sadeck, disse ter ficado feliz com a progressão do Grupo Pediatria Internacional. Segundo ela, “estamos maduros para a realização de eventos científicos para compartilhar conhecimentos e experiências para melhorar a assistência ao recém-nascido, à criança e ao adolescente”.

INTERCÂMBIO – Outra solicitação feita pelo Grupo está relacionada ao intercâmbio entre os residentes em pediatria dos países de Língua Portuguesa. Foi sugerida a definição dos serviços de residência, áreas de atuação e datas de início e término para que sejam firmadas parcerias nesse sentido. “Essa troca é muito interessante. Por meio da minha experiência no IMIP, posso agregar para colocar em prática essa troca de experiências e conhecimentos”, disse o dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, diretor de Integração Regional da SBP. 

O primeiro intercâmbio cultural entre os participantes do grupo já aconteceu durante o 3º Congresso Brasileiro de Urgências e Emergências Pediátricas, realizado em novembro, no Rio de Janeiro (RJ). A dra. Nilza Maria Abdul Mussagy, pediatra com formação no Brasil e membro da diretoria da Associação Moçambicana de Pediatria (AMOPE), veio como congressista convidada de honra da diretoria da SBP.