Com objetivo de debater temas recorrentes nas emergências pediátricas, o Grupo de Trabalho (GT) de Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), trouxe o assunto na primeira edição do seu já tradicional webinar. O encontro foi moderado e transmitido por meio do site e das redes sociais da entidade, e teve a participação dos integrantes do GT e de especialistas da Sociedade.
Em sua fala de abertura, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, enfatizou a importância de debates sobre as emergências pediátricas e como as crianças e adolescentes só tendem a ganhar um atendimento ainda mais rico. “Precisamos buscar sempre fazer o melhor, tendo em vista as evidências científicas e, inclusive, ter um conteúdo humanístico em relação à assistência das nossas crianças e adolescentes. Esse é justamente o objetivo do nosso grupo: compartilharmos tudo para que crianças e adolescentes do mundo todo possam ter o melhor atendimento. Esses webinares são fundamentais nesse processo”, enfatizou.
ASSISTA AQUI AO WEBINAR NA ÍNTEGRA
AULAS - A primeira palestra, intitulada “Crise convulsiva e status epilepticus”, foi feita pelo pediatra brasileiro e membro do Departamento Científico de Neurologia da SBP, dr. Márcio Moacyr Vasconcelos. Na oportunidade, ele abordou sobre a descrição das crises epilépticas e como distingui-las de outros paroxismos, além de exemplificar as epilepsias na infância e definir o conceito de status epilepticus e como deve ser a conduta pediátrica. Ele reforçou ainda a importância de todo médico se capacitar para fazer o primeiro atendimento em pacientes com esses quadros e como a atualização científica é fundamental para ajudar os pacientes com epilepsia.
Na sequência, foi a vez da aula “Cetoacidose Diabética”, ministrada pela dra. Joana Serra Caetano, membro da direção da Sociedade de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Além de abordar a epidemiologia da doença, a pediatra apresentou a definição e classificação da doença, como reconhecer a gravidade do quadro, os critérios de internamento em Unidade de Cuidados Intensivos, os objetivos e princípios gerais do tratamento, e como evitar complicações.
O encontro contou ainda com a participação da coordenadora do GT, dra. Marcela Damásio, e do pediatra angolano e professor convidado na Faculdade de Medicina de Luanda, dr. Manuel Leite Cruzeiro. Ao final, houve ainda um momento de interação entre os especialistas, com respostas às dúvidas enviadas pelos participantes.
SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32SBP e Hospital A.C. Camargo discutem potenciais parcerias para o ...
11/04/2025 , 17:00PRN-SBP e Secretaria de Saúde do Acre capacitam profissionais de ...
11/04/2025 , 16:58FSBP reinaugura escritório em São Paulo com melhorias estruturais...
11/04/2025 , 15:42