GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiza segunda edição do webinar sobre cuidados com bebês risco

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio do seu Grupo de Trabalho (GT) Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa, promoveu o segundo webinar sobre “Cuidados com o bebê de risco: estratégias que salvam vidas”. O encontro foi virtual e transmitido por meio do site e das redes sociais da entidade, e contou com a participação dos integrantes do GT e de especialistas da SBP.

CONFIRA AQUI O WEBINAR

“Esse foi o nosso 15º webinar, sobre um tema particularmente caro a todos os países participantes do GT pois alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030,  e as estratégias capazes de promover a redução da mortalidade infantil nos nossos países, que ainda nos afeta de forma tão desigual e dramática”, declarou a coordenadora do GT, dra. Marcela Damásio, em sua fala de abertura.

A primeira palestrante foi a dra. Catarina Maria Machado França, pediatra de Portugal, que abordou o tema “Imunização da gestante e do bebê prematuro”. Na ocasião, ela explorou a importância da vacinação de mulheres grávidas, as vacinas recomendadas e disponíveis em Portugal, além de apresentar o calendário de vacinação da gestante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). A dra. Catarina também debateu sobre as estratégias  de vacinação em Portugal e no  Brasil, as barreiras enfrentadas para a imunização materna e a importância do combate à hesitação vacinal, entre outros temas.

Na sequência, o presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SBP, dr. Tadeu Fernandes, apresentou a aula  “Consulta pré-natal com o pediatra”. Durante sua fala, o especialista enfatizou a importância dessa estratégia, que está sendo implementada no Brasil e tem alcançado excelentes resultados. Ele abordou temas como a relevância da consulta pré-natal com o pediatra, epigenética, nutrição, prevenção e tratamento de infecções, saúde ambiental, entre outros.

O encontro contou também com a participação do dr. Dirceu Solé, diretor científico da SBP, e da dra. Ana Paula Gomes Correia, médica da Guiné Bissau, especialista em Medicina Geral Integral, com experiência em gestão clínica terapêutica, urgências e emergências pediátricas, que atuou como moderadora no debate que seguiu as apresentações.