Novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) foram encaminhadas, por e-mail, aos associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os pediatras receberam ao longo das últimas semanas os informativos do número 32 ao 36, com debates sobre temas como: sífilis congênita; padrões imunológicos de pacientes com Síndrome de Down; ambiguidade genital; referência de estatura em crianças e adolescentes; e mais.
ACESSE AQUI OS REPORTES JPED.
Na 36ª edição do Reporte, a dra. Licia Maria Oliveira Moreira, presidente do Departamento Científico (DC) de Neonatologia da SBP, discute o artigo “Factors associated with signs of congenital syphilis in newborns”. O estudo transversal, realizado em dez maternidades públicas de Fortaleza, mostra os fatores de risco associados à sífilis congênita e as características clínicas dos recém-nascidos.
O informativo 35 apresenta o trabalho “Different immunological patterns of Down syndrome patients with and without and without recurrent infections”, com comentários da dra. Erlane Marques Ribeiro, doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na pesquisa, os autores examinaram a resposta imunológica em 49 pacientes com SD entre 2 e 20 anos, comparando aquelas que apresentaram infecções recorrentes com as que não apresentaram.
Já o Reporte número 34 traz considerações do dr. Salmo Raskin, presidente do DC de Genética da SBP, a respeito do artigo “Patients with genital ambiguity referred without a sex definition: relationship between clinical picture and defined sex of rearing”. Segundo avalia o texto, é possível oferecer apoio assertivo às famílias e pacientes, obtendo cuidadosamente dados clínicos e citogenéticos.
A edição 33 analisa o texto “Inference of stature using segmental measures in comparison with directly measured height in children and adolescents: an analytical cross-sectional study”, com reflexões propostas pela dra. Fabíola Suano, presidente do DC de Nutrologia da SBP. Os autores investigaram qual medida de segmento comumente utilizada fornece a melhor estimativa da estatura, por meio da aferição direta em 248 crianças e adolescentes saudáveis com idade entre zero e 14 anos.
Além disso, o informe número 32 tem como assunto “Evaluation of the level of information of pediatricians about the diagnosis and management of cryptorchidism”, com avaliações da dra. Mércia Lamenha Medeiros, do DC de Saúde Escolar da SBP. A pesquisa, realizada com 728 pediatras brasileiros a respeito do diagnóstico e tratamento da criptorquidia, revelou a necessidade de reflexão sobre a problemática da educação médica continuada, a importância da consulta médica pediátrica e o erro médico.
REPORTE - O projeto Reporte Semanal foi lançado pela SBP, em 2022, com a proposta de apresentar aos associados, a cada semana, comentários sobre um artigo original já publicado no JPed, periódico bimestral da entidade. A cada edição da revista, seis artigos são selecionados pelo Conselho Editorial e, a partir do 15º dia do seu lançamento tem início o envio dos Reportes Semanais em formato de newsletter. Cada número do Reporte Semanal contém um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes do referido estudo.
PEDCAST SBP: "Introdução de alimentos para os bebês: quando começ...
21/01/2025 , 15:59Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
21/01/2025 , 16:03