Um auditório atento e lotado acompanhou a cerimônia de abertura do 41º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), em Florianópolis (SC), na quarta-feira (23). Durante a solenidade, o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Clóvis Francisco Constantino, relembrou a luta histórica da entidade, fundada há mais de um século, em 1910, em prol da saúde e do bem-estar das crianças e dos adolescentes.
“Nossa missão é, e sempre será, levar a melhor assistência à população pediátrica. Esse esforço exige, sobretudo, responsabilidade, pois trabalhamos por aqueles que são os mais vulneráveis. Além disso, somente podemos avançar rumo a comportamentos mais éticos, por meio da coletividade. Nesse sentido, é indispensável a união das 27 filiadas estaduais, da SBP, da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e da Fundação SBP”, salientou, em coro com outros oradores.
A presidente do evento, Nilza Medeiros Perin, destacou que o pediatra é, por excelência, o médico que enxerga o paciente de forma integral, sem fragmentá-lo em sistemas ou órgãos. “Temos observado um panorama preocupante, com a queda das coberturas vacinais e o crescimento de diferentes formas de violência contra as crianças e os adolescentes. São desafios robustos, mas que devem manter vivo o nosso compromisso de garantir atendimento digno e qualidade de vida à população infantojuvenil. Parte desse desafio também passa por melhores condições de trabalho do pediatra”, frisou.
Por sua vez, a diretora de Cursos, Eventos e Promoções da SBP, Lilian Sadeck, reverenciou o trabalho desenvolvido pelos Departamentos Científicos da SBP. “Semanalmente são publicados documentos de interesse do pediatra e do público em geral. É uma produção profícua em benefício dos associados e o engajamento verificado hoje, no Congresso, demonstra que estamos no caminho certo”, comentou.
Já a presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), Sandra Grisi, pontuou a necessidade de a SBP manter-se coesa e atenta às reivindicações por valorização profissional. Na sequência, o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, citou algumas das iniciativas do Governo na área, dentre elas, a retomada do Comitê de Incentivo ao Aleitamento Materno e a criação de um Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação.
Na ocasião, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, ressaltou a magnitude da SBP, composta por mais de 20 mil associados. “É a maior sociedade de especialidades da AMB em números absolutos”. A presidente da Associação Latino-americana de Pediatria (Alape), Marcela Fama Pereira, reforçou que o Brasil é parte indissociável da América Latina, compartilhando problemas semelhantes com os demais países da região.
“Apesar das especificidades de cada local, de forma geral, somamos muitas similaridades. Compartilhar nossas experiências é fortalecer o trabalho rumo à superação de questões urgentes, como a mortalidade neonatal e a obesidade infantil “, disse. A mesa de abertura contou ainda com a participação do 1º vice-presidente da SBP, Edson Ferreira Liberal; da 2º vice-presidente da SBP, Anamaria Cavalcante e Silva; do diretor científico da SBP, Dirceu Solé; da representante da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Teresa Bandeira; do secretário municipal de Saúde de Florianópolis, Almir Gentil; e da 3ª secretária do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dilza Teresinha Ambrós.
HOMENAGENS - A solenidade de abertura do 41º CBP também foi marcada por muita emoção. A diretoria da SBP (Gestão 2022- 2024) concedeu homenagens a quatro pediatras em função do excepcional trabalho desenvolvido pelos profissionais, sobretudo pelo empenho no avanço científico e humanitário da pediatria. Foram entregues placas comemorativas aos respectivos especialistas: Marcela Damásio (coordenadora do Grupo de Trabalho de Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa da SBP), Luciana Rodrigues Silva (ex-presidente da SBP e diretora científica adjunta da SBP), Dirceu Solé (diretor científico da SBP) e Lilian Sadeck (diretora de Cursos, Eventos e Promoções da SBP). Após os discursos, a cerimônia foi finalizada pela apresentação da cantora mirim Cecília Nascimento, de 10 anos de idade, acompanhada pelo tecladista Rafael Mateus.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12