Na abertura do 41º CBP, discursos destacam a importância da pediatria para o País

Um auditório atento e lotado acompanhou a cerimônia de abertura do 41º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), em Florianópolis (SC), na quarta-feira (23). Durante a solenidade, o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Clóvis Francisco Constantino, relembrou a luta histórica da entidade, fundada há mais de um século, em 1910, em prol da saúde e do bem-estar das crianças e dos adolescentes.

“Nossa missão é, e sempre será, levar a melhor assistência à população pediátrica. Esse esforço exige, sobretudo, responsabilidade, pois trabalhamos por aqueles que são os mais vulneráveis. Além disso, somente podemos avançar rumo a comportamentos mais éticos, por meio da coletividade. Nesse sentido, é indispensável a união das 27 filiadas estaduais, da SBP, da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e da Fundação SBP”, salientou, em coro com outros oradores.

A presidente do evento, Nilza Medeiros Perin, destacou que o pediatra é, por excelência, o médico que enxerga o paciente de forma integral, sem fragmentá-lo em sistemas ou órgãos. “Temos observado um panorama preocupante, com a queda das coberturas vacinais e o crescimento de diferentes formas de violência contra as crianças e os adolescentes. São desafios robustos, mas que devem manter vivo o nosso compromisso de garantir atendimento digno e qualidade de vida à população infantojuvenil. Parte desse desafio também passa por melhores condições de trabalho do pediatra”, frisou.

Por sua vez, a diretora de Cursos, Eventos e Promoções da SBP, Lilian Sadeck, reverenciou o trabalho desenvolvido pelos Departamentos Científicos da SBP. “Semanalmente são publicados documentos de interesse do pediatra e do público em geral. É uma produção profícua em benefício dos associados e o engajamento verificado hoje, no Congresso, demonstra que estamos no caminho certo”, comentou.

Já a presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), Sandra Grisi, pontuou a necessidade de a SBP manter-se coesa e atenta às reivindicações por valorização profissional. Na sequência, o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, citou algumas das iniciativas do Governo na área, dentre elas, a retomada do Comitê de Incentivo ao Aleitamento Materno e a criação de um Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação.

Na ocasião, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, ressaltou a magnitude da SBP, composta por mais de 20 mil associados. “É a maior sociedade de especialidades da AMB em números absolutos”. A presidente da Associação Latino-americana de Pediatria (Alape), Marcela Fama Pereira, reforçou que o Brasil é parte indissociável da América Latina, compartilhando problemas semelhantes com os demais países da região.

“Apesar das especificidades de cada local, de forma geral, somamos muitas similaridades. Compartilhar nossas experiências é fortalecer o trabalho rumo à superação de questões urgentes, como a mortalidade neonatal e a obesidade infantil “, disse. A mesa de abertura contou ainda com a participação do 1º vice-presidente da SBP, Edson Ferreira Liberal; da 2º vice-presidente da SBP, Anamaria Cavalcante e Silva; do diretor científico da SBP, Dirceu Solé; da representante da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Teresa Bandeira; do secretário municipal de Saúde de Florianópolis, Almir Gentil; e da 3ª secretária do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dilza Teresinha Ambrós.

HOMENAGENS - A solenidade de abertura do 41º CBP também foi marcada por muita emoção. A diretoria da SBP (Gestão 2022- 2024) concedeu homenagens a quatro pediatras em função do excepcional trabalho desenvolvido pelos profissionais, sobretudo pelo empenho no avanço científico e humanitário da pediatria. Foram entregues placas comemorativas aos respectivos especialistas: Marcela Damásio (coordenadora do Grupo de Trabalho de Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa da SBP), Luciana Rodrigues Silva (ex-presidente da SBP e diretora científica adjunta da SBP), Dirceu Solé (diretor científico da SBP) e Lilian Sadeck (diretora de Cursos, Eventos e Promoções da SBP). Após os discursos, a cerimônia foi finalizada pela apresentação da cantora mirim Cecília Nascimento, de 10 anos de idade, acompanhada pelo tecladista Rafael Mateus.