Neuroblastoma é debatido em nova live de atualização da SBP

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu uma nova e exclusiva live para os seus associados, desta vez, para debater o “Neuroblastoma”. O encontro on-line, transmitido por meio do site da entidade, ocorreu no dia 28 de novembro, sob a coordenação da integrante do Departamento Científico (DC) de Oncologia da SBP, dra. Mara Albonei Dudeque Pianovski.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À LIVE

As discussões científicas foram iniciadas pelo membro do DC de Oncologia da SBP e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), dr. Nevicolino Pereira de Carvalho Filho. O especialista abordou o tópico “O que o pediatra precisa saber?”, com ênfase nas manifestações clínicas e nos desafios terapêuticos.

Conforme destacou, a doença neoplásica apresenta grande variabilidade clínica e heterogeneidade de evolução. “Enquanto alguns pacientes apresentam tumores que regridem espontaneamente, outros são resistentes a variados tipos de tratamento, principalmente se diagnosticados em estado avançado”, frisou.

O evento virtual também contou com a participação da secretária do DC de Imunologia da SBP e diretora científica da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), dra. Ekaterini Simões Goudouris. A pediatra falou sobre “A imunoterapia do câncer - um novo pilar terapêutico”, destacando a associação com técnicas já conhecidas, como cirurgia, quimioterapia e radioterapia.  

Ao final das apresentações, os espectadores da live esclareceram algumas dúvidas, entre elas: por que a relação entre vacinação e aumento da prevalência de câncer é uma fake news?; quando pensar em diagnóstico diferencial para neuroblastoma no pronto-atendimento?; entre outras.