Nota de pesar: dr. João Tomas de Abreu Carvalhaes

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informa, com o mais profundo pesar, o falecimento do dr. João Tomas de Abreu Carvalhaes, aos 78 anos de idade, ocorrido nesta quinta-feira (20), na cidade de Sinop (MT), em decorrência de complicações de um quadro de Chikungunya.

O pediatra será velado a partir das 16h30, no “Memorial Luz e Vida I” (Avenida das Embaúbas, 1899 - bairro St. Industrial Sul - Sinop/MT). O sepultamento acontecerá no cemitério de Botucatu (SP), no próximo domingo (23), às 14h.

Dr. João Tomas formou-se em Medicina, em 1973, e logo após, concluiu residência em Pediatria pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/UNESP). O especialista também cursou residência e doutorado em Nefrologia na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP).

Considerado um dos grandes expoentes da nefrologia pediátrica brasileira, foi um dos fundadores do Setor de Nefrologia Pediátrica da UNIFESP, bem como professor adjunto da instituição. Com mais de 50 anos de carreira, atuava principalmente no atendimento de crianças e adolescentes com doenças renais e hipertensão arterial.

Junto à SBP, integrou por diversas vezes o Departamento Científico (DC) de Nefrologia Pediátrica da entidade, entre os anos de 1986 e 2000. Na Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), ocupou cargos no Conselho Consultivo, na Assessoria da Presidência e foi eleito como presidente da filiada (gestão 1994-95).

“Era uma pessoa admirável, extremamente competente e amigo. Muito querido por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.  Foi um dos pioneiros da nefropediatria no Brasil. Deixará um legado imenso e continuará vivo em nossas lembranças”, disse o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.