Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente da SBP

Com profundo pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e suas 27 filiadas, a Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP) e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) comunicam o falecimento do Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior nesta sexta-feira (27), em Brasília (DF).

Natural de Uberaba (MG), formou-se pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, em 1966, e fez, em seguida, residência em pediatria no Instituto Fernandes Figueira (RJ). Em 1971, concluiu seu Mestrado em Pediatria, e em 1992, tornou-se doutor em Pediatria, ambos pela  Université Libre de Bruxelles  (ULB), na Bélgica.

Em sua trajetória profissional, foi professor adjunto de pediatria da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Organizou e trabalhou em importantes serviços de residência em Pediatria no Brasil. Entre os anos 1985 e 1987, coordenou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC), do Ministério da Saúde.

Foi membro da Comissão de Ética Médica do Hospital Universitário e do Conselho Universitário da UnB (CONSUNI), Secretário Executivo do Ministério da Saúde e secretário de governo da Secretaria da Criança do Distrito Federal. Escreveu diversos artigos e foi autor de alguns livros.

Foi presidente da SBP em dois mandatos: 2004-2007 e 2007-2010, tendo lutado em várias frentes em prol da criança, do adolescente e de suas famílias. Representou a instituição no Global Pediatric Education Consortium  (GPEC) e foi secretário executivo do Fórum das Sociedades de Pediatria do Cone Sul (FOSPECS). Elaborou o anteprojeto de lei – apresentado à Senadora Patrícia Saboya – para ampliação da licença-maternidade por seis meses, nas empresas que aderissem ao Programa Empresa Cidadã, o qual foi aprovado no Congresso Nacional em 2008.

Ao longo de sua carreira, recebeu diversas honrarias e prêmios, como a Medalha do Mérito de Santos Dumont (1994), do Governo de Minas Gerais; o Prêmio Saúde Brasil (2009), da Associação Médica de Brasília; entre outras.